Quinta-feira, 15 de Maio de 2025

D’P Agro: Belezas da vida no campo

2023-01-11 às 15:06

Calendário do Sindicato Rural de Ponta Grossa traz fotografias feitas por produtores rurais, familiares e pessoas da comunidade em geral que destacam o cotidiano da vida no campo e as belezas da região.

Por Michelle de Geus

Com o objetivo de valorizar o dia a dia do produtor rural e as belas paisagens da região dos Campos Gerais, o Sindicato Rural de Ponta Grossa lançou mais uma edição do seu tradicional concurso de fotografia. As imagens vencedoras ilustrarão o calendário de 2023 da entidade.

De acordo com o presidente do sindicato, Gustavo Ribas Netto, a iniciativa foi um sucesso e foram recebidas 180 fotos, vindas de 60 produtores rurais associados ou não à entidade, de familiares, de fotógrafos amadores e da comunidade em geral. “O concurso acontece há mais de 12 anos e já premiou muitos produtores dos Campos Gerais. A nossa intenção é valorizar as belezas naturais e as atividades da agropecuária na região”, explica.

Processo de seleção

O fotógrafo Antonio Anhaia Filho analisou todas as fotos recebidas dentro do prazo e selecionou 36 imagens para participarem de uma enquete na página do Sindicato Rural no Facebook. As 24 fotos mais votadas passaram para as mãos do fotógrafo Giancarlo Hirano, que escolheu as 12 finalistas e determinou a classificação geral.

Hirano, que já trabalhou em diversos concursos de fotografia do sindicato e de outras entidades, conta que começa analisando a parte técnica, como a cor, ângulo, profundidade e foco. Depois passa para a mensagem que a imagem busca transmitir. “A fotografia é uma arte que fala. Quando você vê uma fotografia, ela faz você refletir sobre o que você está vendo”, explica, acrescentando que, em um concurso, a foto precisa passar algo do tema ou representar algo relacionado a ele.

Segundo o fotógrafo, o concurso do Sindicato Rural tem evoluído muito e este ano recebeu “lindas imagens”. “Esse tipo de iniciativa faz com que aqueles que estão no campo diariamente possam expressar, através da fotografia, o sentimento que têm pelos animais e pela natureza”, observa. “Só o fato de participarem e se dedicarem a fazer um belo registro já vale a pena, porque a fotografia leva você a apreciar a imagem como arte”, completa.

Calendário

A ideia de usar fotografias que retratam a região para ilustrar um calendário foi de Ivo Bittencourt, um dos fundadores do sindicato. “O meu pai era pintor e amava as paisagens com araucárias. Quando ele viu algumas fotos da fazenda, ainda na câmera digital, percebeu que mereciam ser divulgadas”, conta a filha Jussara Salgado Bittencourt, que também é tesoureira da entidade.

Ao longo dos anos, o processo de escolha das melhores fotografias foi sendo aprimorado, comenta Ribas Netto. “Inicialmente a nossa própria diretoria selecionava as fotos e fazia o calendário. Logo depois começamos a premiar as fotos, mas, como nós não tínhamos o devido conhecimento, passamos a contar com a ajuda de um fotógrafo e chegamos a um modelo próximo do que é usado hoje”, detalha.

Novidade

A novidade este ano é que o calendário terá imagens relacionadas a cada mês. “A foto vencedora do concurso sempre ilustrava o mês de janeiro, o segundo lugar em fevereiro e assim por diante, mas desta vez pedimos para o fotógrafo colocar dentro da época do ano. Por exemplo, uma fotografia que remeta ao frio nos meses de inverno ou usando as nossas épocas de plantio e de rebanho”, explica o presidente da entidade.

Ao todo, serão produzidas mais de 2 mil unidades do calendário, que será distribuído aos associados pelas empresas patrocinadoras em toda a região dos Campos Gerais. A foto que abre esta matéria e as fotos que estão nas páginas ao lado são algumas das imagens que ilustraram edições anteriores do calendário.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #293 Novembro/Dezembro de 2022.