A Organização Não Governamental Canil Lar, situada em Ponta Grossa, está passando por dificuldades financeiras para manter o espaço que atende mais de 300 cães e 90 gatos. Além disso, as chuvas dos últimos dias acabaram causando estragos na estrada e no canil dos animais.
A responsável pelo local, Roselia Vanat, relata que a dificuldade é diária. “É falta de ração, falta de pagar a luz, já estamos entrando para o terceiro talão atrasado, as doações são pouquíssimas, a chuva destruiu com a nossa estrada, não estamos tendo nem coleta de lixo porque os coletores não têm como descer aqui. Estamos devendo R$ 10 mil de ração”, afirma.
Segundo ela, a dívida atual da ONG passa de R$ 20 mil e envolve gastos com agropecuárias e clínica veterinária. Roselia também conta que o dinheiro é escasso até mesmo para afiar as lâminas usadas para tosa dos animais. Além disso, ela ainda machucou o braço e está com dificuldades para realizar os serviços. “Não recebo nenhum tipo de auxílio da Prefeitura, nem do Governo Estadual ou Federal, é com a ajuda do povo mesmo. Estamos pensando em vender balas no sinaleiro para ver se melhora”, desabafa.
Alguns empresários da cidade ajudam a ONG com doações mensais, porém o valor arrecadado não é o suficiente para suprir as despesas. “O resto é fazendo dívida em cima de dívida”, afirma. “Desespero total, com vontade de desistir. Mas aí te pergunto, para onde vão esses animais?”, conclui.
Para ajudar o Canil Lar a manter os cuidados com mais de 390 cães e gatos, é possível realizar doações de qualquer valor por meio do PIX CNPJ 11351708000103 (Associação Pontagrossense Amigos da Natureza).