Domingo, 27 de Julho de 2025

Polícia investiga possível uso de avião roubado de Almir Sater para tráfico na Bolívia, afirmam veículos de imprensa

2023-01-07 às 16:16
Aeroclube de Aquidauana, onde ficava guardado o avião do artista – Foto: Divulgação

Em reportagem publicada neste sábado (7), a Folha de S. Paulo revela que a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul (MS) apura eventual uso de avião roubado do cantor e compositor Almir Sater para o tráfico internacional de drogas. O avião estaria na Bolívia, país que faz fronteira com o estado do Centro-Oeste. A aeronave do artista, que possui fazenda em Aquidauana, município a 140 quilômetros da capital, Campo Grande, foi levado em setembro de 2021, durante “arrastão” no aeroporto. Outras duas aeronaves foram roubadas na ocasião.

A polícia brasileira levantou suspeitas do uso do avião roubado depois de ser informada a respeito de uma grande apreensão de aeronaves no país vizinho, durante operação contra o narcotráfico, em março do ano passado. Conforme o Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado do Mato Grosso do Sul, os aviões possuem as mesmas características dos roubados em Aquidauana (MS).

Já de acordo com o jornalista José Câmara, do G1 MS, a Polícia do Mato Grosso do Sul espera há quase um ano, desde 27 de março de 2022, pelo aval da Bolívia para poder periciar o avião que pode ser de Almir Sater e outras 65 aeronaves, que estão apreendidas em La Crucena.

A secretaria de Segurança Pública e Justiça (Sejusp) já realizou todos os trâmites junto ao Itamaraty para entrar na Bolívia, conforme a delegada responsável pela investigação, Ana Cláudia Medina. Entretanto, o ministério do Governo boliviano não respondeu aos pedidos da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul e dos órgãos federais.

O roubo

O roubo ocorreu por volta das 2h da manhã do dia 6 de setembro de 2021, no aeroporto de Aquidauana (MS). A Polícia Civil do MS afirma que pelo menos 18 criminosos estiveram envolvidos na ação, que rendeu o vigia e o obrigou a abastecer os aviões. Seis pessoas já foram presas pelo crime, entre eles, um homem localizado na Bolívia.

Além do avião Sky Lane, matrícula PTDST, do cantor Almir Sater; também foram levados o Sky Lane de matrícula PTKDI, do pecuarista Zelito Alves Ribeiro e de seu sócio, Joel Jacques; e um avião do tipo bonanza v35b, matrícula PTING, de propriedade do pecuarista e ex-prefeito de Aquidauana (MS), José Henrique Trindade.