O Ministério Público do Estado do Paraná divulgou neste domingo (08) uma nota em que se posiciona contra os atos realizados em Brasília, que causaram prejuízos a prédios que sediam os Poderes da República. De acordo com o documento, a instituição “cumprirá rigorosamente a sua atribuição de apuração das responsabilidades, na forma da lei, daqueles que praticaram ou venham a praticar crimes da competência da jurisdição estadual relacionados com estes graves ataques à democracia”.
Confira abaixo a nota na íntegra:
“O Ministério Público do Estado do Paraná, por intermédio do seu Procurador-Geral de Justiça, manifesta veemente repúdio aos atos criminosos que atentaram contra o Estado Democrático de Direito, com invasão e depredação dos prédios que sediam os Poderes da República na tarde de hoje em Brasília.
Os gravíssimos delitos devem ser devidamente investigados, processados e julgados, com observância ao devido processo legal e com a aplicação de punições severas aos responsáveis pelas ações e omissões praticadas contra as instituições democráticas.
O Ministério Público do Estado do Paraná cumprirá rigorosamente a sua atribuição de apuração das responsabilidades, na forma da lei, daqueles que praticaram ou venham a praticar crimes da competência da jurisdição estadual relacionados com estes graves ataques à democracia.
Curitiba, 8 de janeiro de 2023.
Gilberto Giacoia
Procurador-Geral de Justiça.”