O programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero e José Amilton, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), recebeu nesta quarta-feira (11) a farmacêutica Emilia Couto dos Santos Miléo, que deu detalhes sobre os Serviços Avançados Nissei (SAN). “Devido à tradição da empresa em preservar e ter um tratamento humanizado, ela desenvolveu essa integração. O SAN vem para oferecer um atendimento diferenciado oferecido por nossos profissionais farmacêuticos. Nós levamos à comunidade vacinas, exames laboratoriais e de triagem, um controle para pacientes com diabetes. Temos também, entre outros, a questão do colesterol e do peso. Nós conseguimos fazer revisão de medicamentos”, conta. Ela ainda destaca que há auxílio para dependentes do tabagismo. “Nossa rede está fazendo com que o serviço ocupe um espaço maior, trabalhando e aprimorando esse sistema”, afirma.
Além das vacinas, o SAN presta o atendimento inicial a alguns problemas de saúde, como a hipertensão. “Mostramos para o paciente que levam ele a desenvolver a um quadro. Nós sabemos que a hipertensão é genética, mas temos o segundo item que é a vida que a gente leva, o nosso dia a dia que pode fazer com que o paciente desenvolva a hipertensão. O farmacêutico vem mostrando o perfil que ele pode melhorar ou mesmo dos medicamentos que ele faz uso”, complementa. “A Nissei se preocupa com a qualidade de vida e o bem estar de todos os seus clientes e pacientes. Esse serviço ajuda muito porque o paciente tem certa dificuldade de passar informações ao médico. Quando ele se encontra em um meio mais popular, ele se sente mais à vontade. Nesse momento o farmacêutico com seu diferencial fazendo toda essa investigação e passando essas informações.”. De acordo com Emília, não há idade mínima para integrar o serviço.
Diabetes
Emília destacou que há um diabético por minuto no mundo. “A diabetes do tipo 2 é a que mais cresce porque ela está atrelada, além da questão genética, à qualidade de vida. Sabemos que hoje nossa qualidade de vida caiu muito”, afirma. Segundo ela, de 100 diabéticos, 90 são do tipo 2. Entre os cuidados necessários, ela aponta que é necessário realizar atividade física e cuidar da alimentação.
O SAN trabalha também para auxiliar os pacientes portadores da doença. “Nós disponibilizamos uma triagem de exames. A intenção é a prevenção e o acompanhamento. Temos testes de glicemia, tanto a em jejum quanto aquela após o almoço, testes como a hemoglobina glicada, que é um exame onde se vê se a pessoa está fazendo a alimentação adequada. Fazemos também testes hormônicos, como Beta HCG”, afirma.
De acordo com Emilia, há aproximadamente nove unidades da Nissei em Ponta Grossa. No total são mais de 340 lojas, 80 nos municípios do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. “Temos muito orgulho de estar representando a empresa porque ela fornece para nós um apoio. Temos serviços que vêm até nós pela informatização. Trabalhamos com um suporte grande, com treinamentos semanais. Trabalhamos com vidas, então estamos sempre à disposição do público e procurando fazer o melhor para eles”, pondera.
A entrevista na íntegra pode ser conferida abaixo: