Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024

Aeroclube de Ponta Grossa oferece quatro cursos de formação para pilotos

2023-01-16 às 17:44

O Aeroclube de Ponta Grossa oferece quatro cursos para formação de pilotos: piloto privado, piloto comercial avião, curso de piloto agrícola e curso de instrutor de voo. Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero e José Amilton, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta segunda-feira (16), os instrutores de voo do Aeroclube de Ponta Grossa, André Sobezak Hoff e Luís Paulo de Barros de Oliveira, comentaram sobre as principais curiosidades da profissão.

Luís Paulo explica que o aeroclube dispõe de várias aeronaves para diversos tipos de formação. “Tem aeronaves desde a formação inicial até avançada. Todo piloto que quer iniciar nessa área tem que começar pela formação básica e temos aeronaves destinadas a esse segmento”, afirma.

O tempo de formação varia de acordo com o tipo de profissão que o piloto deseja seguir. “Para se tornar piloto comercial, hoje as companhias pedem a formação de piloto comercial, que pode ser feita inteiramente em escola, formação superior, inglês que é essencial na maioria dos ramos da aviação, não só para comunicação, mas leitura de manuais e procedimentos da aeronave, porque a maioria vem em inglês”, pontua o instrutor de voo.

Luís Paulo recomenda a carreira de piloto. “A aviação me levou a lugares fantásticos e hoje eu não me vejo fazendo outra coisa, é o que eu quero para a minha vida. Muitos dizem que no futuro o avião vai voar sozinho, eu não vejo assim. Por mais que tenha automação, eu não vejo isso como uma tendência para o futuro, até pelo risco, são centenas de vidas dentro de uma aeronave”, diz.

Formação

Assim como a formação de motoristas, os cursos para pilotos são compostos pelo treinamento e prova teóricos, aulas e prova práticas. “A primeira formação tem que ser necessariamente piloto privado. Não tem como seguir carreira na aviação sem este curso. Ele precisa de pelo menos 40 horas e hoje custa em torno de R$20 mil. A parte teórica deve estar em torno de R$ 3 mil. Esse valor pode variar do tipo de aeronave e dependendo de quantas horas o aluno vai precisar”, diz.

Com esta formação, o piloto pode fazer aviação esportiva, porém não pode exercer atividade comercial. “Depois ele pode fazer a formação de piloto comercial, que demanda mais 100 horas de treinamento prático, e algumas horas de simulador de voo. Dependendo da formação, se ele quer uma formação mais completa, uma formação de piloto comercial com carteira IFR vai custar cerca de R$ 70 mil, com 100 horas”, aponta.

Aeronaves x drones no setor agrícola

Sendo uma das principais escolas à ministrar o Curso de Aviação Agrícola (CAVAG), o Aeroclube de Ponta Grossa é referência nesta etapa da formação, recebendo pilotos de todo o Brasil. É necessário ter no mínimo 370 horas de voo para iniciar o curso e é necessário ter experiência em aeronaves convencionais, uma vez que todos os voos do curso serão realizados nesse tipo de avião.

Luís Paulo defende que os drones não devem substituir as aeronaves neste setor, já que o drone precisaria ter uma capacidade muito grande para o produto. “Hoje em dia já existem vários modelos de drone de pulverização, mas não consegue cobrir uma área que a aeronave consegue em bem menos tempo e carregam uma capacidade muito maior de produto para aplicação”, diz.

Para saber mais sobre o Aeroclube de Ponta Grossa acesse o site ou o Instagram: @aeroclubedepontagrossa 

Confira a entrevista completa: