Um iceberg com tamanho próximo ao da área da cidade de São Paulo se desprendeu, no último domingo (23), da plataforma de gelo próxima a uma estação científica britânica na Antártica. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (24) por um grupo de cientistas.
O bloco de gelo, de 1.550 km², se desprendeu da banquisa entre 16h e 17h (horário de Brasília) de domingo, depois que a maré forte aumentou a fenda que já existia na plataforma de gelo, detalhou o BAS.
Apesar de a região estar ameaçada pelo aquecimento global, o desprendimento não se deve à mudança climática, assinalou o BAS (British Antarctic Survey), um órgão que estuda as regiões polares.
Segundo a BBC, há 21 funcionários na estação britânica mantendo a base realizando operações. Eles não estão em perigo e continuarão os trabalhos até o início do próximo mês.
Outro iceberg de tamanho similar já havia se desprendido há dois anos nessa mesma região, batizada de plataforma de gelo Brunt e sobre a qual se situa a base científica britânica Halley VI.
ATENÇÃO: Iceberg do tamanho de São Paulo se desprende na Antártica. pic.twitter.com/LZpUaiil0v
— Astronomiaum 🌎🚀 (@Astronomiaum) January 24, 2023