Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero e José Amilton, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta sexta-feira (27), a nutricionista especialista em emagrecimento e cirurgia bariátrica, Fernanda Mattos, afirmou que o mais importante para conseguir manter uma alimentação saudável e obter resultados é encontrar uma dieta que caiba na vida de cada um.
“Você pode comer de tudo, mas não o tempo todo. Precisamos, sim, fazer escolhas, se para você um chocolatinho depois do almoço é muito importante e você quer inserir na sua rotina, uma cervejinha no domingo, é possível”, afirma.
Ela explica que costuma trabalhar com as regras 80/20 ou 90/10 com os pacientes, dependendo do objetivo de cada pessoa. “80/20 seria manter 80% do tempo focado em um plano, na rotina, independente se é sábado, domingo, ou feriado, e 20% você ter essa flexibilidade. Ou um objetivo um pouco mais arrojado, 10%. Se você faz quatro refeições ao dia, em sete dias da semana, pensando em 10% de escapes, você teria direito a quatro ‘escapadas'”, explica.
Obesidade é doença
Fernanda Mattos destaca que obesidade é uma doença e precisa ser tratada como tal. “Obesidade é doença e ela não tem cura, tem tratamento. A bariátrica não cura obesidade”, diz. E ainda completa. “O reganho de peso é muito comum porque você opera o estômago, mas não a vida. Então você sai do centro cirúrgico sendo a mesma pessoa, com a mesma vida. Se você não muda isso, invariavelmente vai chegar o reganho de peso”, alerta.
Para quem é obeso, o emagrecimento não é uma conta exata, já que vários fatores influenciam no ganho de peso. “Um dos pilares que eu enfatizo muito é a qualidade do sono. A pessoa que faz muito exercício mas não descansa, ela não tem a produção hormonal adequada, tem a questão do sono, do exercício, do intestino, do nível de estresse, é um conjunto de fatores. Emagrecer é como um carro, você precisa estar com os quatro pneus alinhados, combustível. Um carro com um pneu furado anda, mas com os quatro pneus furados não tem jeito”, conclui.
Jornada Bariátrica
Estão abertas as inscrições para a Jornada Bariátrica. “Serão três aulas gratuitas que você vai ter acesso na semana que vem, com um conteúdo muito bom sobre vitaminas, suplementação pós-bariátrica e depois no final você vai ter todas as informações sobre o curso que as inscrições começam na semana subsequente”, diz.
Para saber mais, acompanhe as redes sociais da nutri: @nutrifemattos ou acesse o site.
Confira a entrevista completa: