Quinta-feira, 22 de Maio de 2025

Escola Nova Acrópole abre nova turma do curso ‘Filosofia para Viver’ em PG

2023-01-30 às 16:20

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero e José Amilton, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta segunda-feira (30), o professor de filosofia Allan Cassius Formolo, da escola Nova Acrópole, apresentou o curso ‘Filosofia para Viver’.

O curso possui uma metodologia que concilia teoria e prática através de um programa de estudos que envolve os mais importantes sistemas de pensamento do Oriente e do Ocidente e é voltado para pessoas com mais de 18 anos. A abertura de uma nova turma acontece no dia 11 de fevereiro. “O curso desenvolve ensinamentos da filosofia e como potencializar a ética e os valores humanos, melhorar as relações humanas, construir o futuro. Temos exercícios práticos disso tudo”, explica o professor.

Após a conclusão do curso, os alunos recebem um certificado emitido pela Nova Acrópole, organização com caráter internacional, presente em mais de 60 países. “Também temos atividades gratuitas, que fazem parte do nosso aporte cultural à nossa cidade. 15 de fevereiro teremos uma palestra sobre Giordano Bruno, filósofo do período Renascentista”, explica o professor.

Reflexão

Formolo destaca que mais do que respostas, a Filosofia busca a reflexão. “A Filosofia é algo muito prático, estamos falando de uma busca pela sabedoria, é algo que acontece hoje, porque parece que a sabedoria se confunde muito com o conhecimento. Eu costumo dizer que não são coisas iguais, são até complementares”, diz.

Ele defende que é necessário ter um conhecimento básico para chegar a um nível de sabedoria. “Eu posso conhecer muito sobre as melhores práticas de direção, mas se eu nunca tiver dirigido, você não me emprestaria seu carro para eu dar um ‘pulinho’ em Curitiba e voltar. Eu conheço sobre, mas eu não sei. E a sabedoria implica em uma aplicação correta e benevolente”, enfatiza.

O professor também argumenta que “filósofo não é a pessoa que pensa. É a pessoa que age”. “E a atuação e o movimento é que dão o equilíbrio. […] O equilíbrio se conquista no movimento. Se você ficar parado pode até ter alguma estabilidade, mas o ser humano precisa estar em movimento, quem não está se movimentando, não está sendo útil, ele está criando uma atmosfera harmonizante para ele mesmo, porque ele precisa se sentir útil, faz parte da natureza, da sociedade, de um ciclo social, se tem uma coisa que traz desgosto para o ser humano é se sentir inútil”, afirma.

Serviço

Nova Acrópole

Endereço: Rua Coronel Dulcídio, 1006, Centro

Telefone: (42) 9 9157-2999

Site: https://nova-acropole.org.br/

Confira a entrevista completa: