A Polícia Militar Ambiental (PMA) multou um proprietário rural na região de Santa Cândida, em Carambeí, depois de descobrir que ele despejava irregularmente dejetos de animais em um afluente do rio Tamanduá. O responsável foi encaminhado a Delegacia da Polícia Civil para apuração dos fatos e autuado no valor de R$ 120 mil.
A Polícia Ambiental lembra que esse tipo de delito ambiental é altamente prejudicial ao meio ambiente, em especial aos cursos hídricos, pois além do mau cheiro, provoca a mortandade de peixes. Denúncias sobre esse e outros crimes ambientais podem ser efetivadas através do dique denúncia 181.
Prefeitura proíbe banho e pesca no rio
No último domingo (29), a Prefeitura de Carambeí proibiu as atividades de banho e pesca no rio São João, nas proximidades da Cachoeira do Tamanduá, um dos principais pontos turísticos da cidade.
Na oportunidade, o Município afirmou que o secretário de Meio Ambiente, Valdemar Bartmeyer havia recebido nova denúncia de presença de dejetos de animais no rio e que faria análise da qualidade da água.