Domingo, 29 de Setembro de 2024

Operário repudia ofensas de torcedores à arbitragem da partida contra o Maringá

2023-02-01 às 08:17

O Operário Ferroviário Esporte Clube informou na noite desta terça-feira, 31, que tomou conhecimento, através de Nota de Repúdio publicada pela Associação Profissional dos Árbitros de Futebol do Paraná, de postagens ofensivas de torcedores contra a equipe de arbitragem que atuou na última partida do clube, realizada no domingo (29).

Na ocasião, o Operário empatou com o Maringá em 2 x 2 no GK em uma partida que terminou em confusão generalizada quando, no último lance, o time visitante conseguiu o empate e o atacante Matheus Moraes foi comemorar o gol em frente ao banco do Fantasma.

Uma correria teria iniciado, com o jogador do Maringá indo ao chão, e o zagueiro Max Miller, também do time de fora, agredindo com socos e pontapés um atleta do Operário. Jogadores e integrantes da equipe técnica de ambos os times trocaram agressões e precisaram ser controlados.

A APAF, Associação Profissional dos Árbitros de Futebol do Paraná, emitiu uma nota nesta terça-feira, 31, afirmando que um torcedor teria feito ameaças ao árbitro da partida, Élvio Legnani, através de contato online com a esposa do profissional. “Enquanto não matarmos um árbitro não pararam (sic) de nos roubar”, teria dito o torcedor, conforme a nota. (confira a íntegra abaixo)
O Fantasma emitiu nota e afirmou que “repudia toda e qualquer manifestação que atente contra a honra ou incite a violência no futebol. Não mediremos esforços para conscientizar as pessoas que o respeito deve permear a conduta de todos os atores do futebol. Solidarizamo-nos com o Sr. Elvio Kertelt Legnani, toda a sua equipe e demais membros da APAF.”

Confira a nota completa da Associação.

A APAF/PR vem a público REPUDIAR as palavras de incitação à violência e ameaças proferidas por torcedores, dirigentes, atletas e ainda uma publicação na rede social Instagram, feita por uma pessoa (…) tendo mandado ameaças para o árbitro Elvio Legnani, e ameaçando o mesmo em contato com a esposa do árbitro, após a partida envolvendo as equipes do Operário Ferroviário EC x Maringá FC, disputada no domingo dia 29/01/2023 e mediada pelo árbitro acima nominado, onde de forma agressiva, e criminosa assevera e marca na postagem a Federação Paranaense de Futebol , com os seguintes dizeres: “Enquanto não matarmos um árbitro não pararam (sic) de nos roubar”; incitando a violência e ainda prometendo o cometimento de homicídio em face de árbitros por supostamente estarem “roubando” a equipe de Ponta Grossa.

  Ora, esta Associação Profissional de árbitros despreza e rechaça tais alegações, posto que inverídicas, mendazes e com o flagrante escopo de intimidar e menosprezar a imagem do árbitro e de seus assistentes.

   Orgulhamo-nos desta honrosa função que desempenhamos, a qual o fazemos com total isenção e imparcialidade! Esta Associação é formada por pais e mães de família, que deixam seu lar para contribuir com o desporto e, em hipótese alguma admitiremos sermos ofendidos em nossa honra e nossa moral por ninguém, tampouco por qualquer torcedor, funcionário, dirigente e atleta que queiram justificar, porventura, o fracasso, o insucesso ou a incapacidade de sua equipe, colocando em dúvida o caráter e a lisura de nossos associados.

   O árbitro que atuou nesta partida foi profundamente atingido com estas ameaças proferidas no estádio e publicadas nas redes sociais por pessoas ligadas ao OFEC, os quais deverão responder cível e criminalmente por incitar à violência, ameaçar a integridade física do árbitro e ainda por colocar em dúvida a lisura e o caráter de homens que entram em campo com o único objetivo de aplicar as regras do jogo a este esporte que tantas emoções suscitam em todos os brasileiros.

   A Associação Profissional dos árbitros de Futebol do Paraná esclarece que respeita o trabalho sério desenvolvido por muitos dirigentes e gestores esportivos, todavia não admite que o caráter e a imparcialidade de seus membros sejam caluniados e difamados de forma leviana e covarde pessoas despreparadas e que procuram colocar em alguém a culpa por sua incompetência.

ASSOCIACÃO PROFISSIONAL DOS ÁRBITROS DE FUTEBOL – APAF/PR

ATUALIZAÇÃO EM 08/02/2023

A APAF emitiu uma nota com o desdobramento do caso e o encontro do torcedor com o árbitro.

Conforme nota publicada em nosso site, a diretoria da Equipe Operário, se solidarizou com os fatos condizentes, com uma infeliz colocação de um torcedor. Tal atitude do clube repudiando, incessantemente, qualquer tipo de apologia, e incitação a violência. Agradecemos ao apoio e entendimento, da Equipe Operário Futebol Clube, que como exposto na nota, é uma atitude que engrandece, o comprometimento de um futebol melhor para o Estado do Paraná, que representa o tamanho de sua Imagem e de seus torcedores.

Por sua vez, salientamos o arrependimento do Torcedor citado nesta nota, que por sua vez, envergonhado com sua atitude, se dispôs em sair de sua cidade e encontrar o árbitro Elvio Legnani, na cidade de São José dos Pinhais, enquanto o mesmo apitaria o Campeonato Paranaense da 1ª Div. Ficamos contentes, com a remissão dos envolvidos, de arrependimento, de se tornar um humano melhor, antes mesmo de tentar ser um torcedor melhor. Parabéns, (…) por sua hombridade, enaltecemos sua atitude, perante aos fatos, e que principalmente se dispôs a dar exemplo a outrem, narrando que tal atitude não condiz com o Futebol.

Seguimos em busca além de um futebol melhor, de nos tornarmos seres humanos melhores, o fato nos ensina a perdoar diante de momentos como este.

ASSOCIACÃO PROFISSIONAL DOS ÁRBITROS DE FUTEBOL – APAF/PR