Em entrevista ao Programa Ponto de Vista, apresentado por João Barbiero e transmitido pela Rede T de rádios no último sábado (4), o deputado estadual e líder do governo, Hussein Bakri, realizou prospecções para os quatro anos. “As informações que eu tenho são boas. É um governo que vai priorizar muito os investimentos em infraestrutura porque o nosso estado está bombando e gerando renda, mas precisamos fazer frente a todo esse crescimento, com infraestrutura de estrada e ferrovias”, afirmou. O deputado, eleito com mais de 95 mil votos, destacou que haverá ainda um investimento recorde nos próximos quatro anos, bem como “obras fantásticas”. Além da infraestrutura, Bakri disse que o governador Ratinho Junior pretende focar em saúde, com investimentos nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME). “Nosso governo tem uma estratégia de trabalho forte. O governador quer tirar essa condição dos municípios do interior ficar mandando paciente para Curitiba, ele quer diminuir isso, tanto que está investindo nas AMEs. Cada região está recebendo uma, com média de 15 milhões de reais em investimento”, diz.
Sobre o cargo de líder do governo, o deputado, que também presidirá a Comissão de Educação, pontuou se tratar de uma das funções mais complexas. “Temos 42 deputados que fazem parte da base, 10 são oposição e 2 são independentes. A oposição vai fazer o papel dela, questionar daqui e dali. Sempre respeitei a oposição, as minorias, até porque a gente precisa ter humildade de reconhecer que muitas vezes a oposição alerta a gente de alguma coisa errada que está fazendo”.
Para auxiliar no trabalho de resolver os problemas do Paraná, o deputado contou que tem uma equipe de contato com os prefeitos e pretende visitar cidades. “Quinta, sexta e sábado é pé na estrada. Vou visitar as prefeituras, vereadores, comunidade em geral e vai voltar a ser assim. Eu nunca prometo aquilo que eu não posso. Sento com o prefeito e ele tem a demanda. Eu nunca fui deputado de aparecer só em época de eleição. Consegui administrar bem as questões trabalhando dessa forma. Não tem coisa melhor que a tua presença nos municípios. Vai aumentar meu trabalho? Vai, porque eu saí de 30 mil votos para quase 100 mil. Eu estou preparado pra isso do ponto de vista logístico e de equipe”, afirma.
Trabalho com Ratinho Junior
Quando questionado sobre as demandas com o governador e o equilíbrio entre Estado e a Assembleia Legislativa, o deputado foi categórico. “O espírito e a natureza do governador Ratinho Junior, um cara extremamente fantástico, fácil de lidar, não permite que o Estado ‘amasse’ a Assembleia. Com 42 deputados da base, seria um trator. Não é o estilo do Ratinho, não é do jeito que ele trabalha. Ele aceita o diálogo, onde você vai e diz ‘governador, tem aqui um contraponto’ e ele diz ‘me traga aqui, vamos conversar e avaliar’. É muito simples e tranquilo trabalhar com ele. Vocês não fazem ideia do quanto esse moço é simples, humilde e bom de lidar. Eu sou fã dele. Falo para você, adoro o estilo dele trabalhar porque ele é respeitoso”.
Desafios da gestão
Bakri enumerou alguns dos pontos que considera essenciais para o governo. “Em primeiro lugar é o projeto social, tendo em vista a grande quantidade de pessoas nesse país que estão passando dificuldades enormes e que não vai ser da noite para o dia que vai ser resolvido. Nós temos que atender bem esses irmãos nossos que estão passando fome. Outro desafio importante é a questão do funcionalismo. Não é culpa nossa a conjuntura de alguns anos atrás. Chegou em um ponto que boa parte do funcionalismo teve algumas perdas e veio a Covid, e durante a pandemia foi proibido qualquer tipo de reposição. O grande desafio é compatibilizar o orçamento do Estado, chegar em um consenso daquilo que é possível dar de reposição salarial pros funcionários”, pontua.
O deputado finalizou a entrevista afirmando que seu “horizonte é a Assembleia Legislativa” e que “teremos os melhores quatro anos do Paraná. Está falando aqui uma pessoa que está dentro do governo. Estão criadas todas as condições do governo Ratinho Junior para um grande desenvolvimento de infraestrutura”.
Confira a entrevista com o deputado Hussein Bakri:
Abaixo você pode conferir o programa Ponto de Vista na íntegra: