Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero e José Amilton, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta sexta-feira (10), a nutricionista Fernanda Mattos, que é a única especialista em bariátrica da região dos Campos Gerais refletiu sobre como a cultura do imediatismo prejudica o processo de emagrecimento.
“Eu vejo que hoje em dias as pessoas tem muito a questão do imediatismo, as pessoas falam que emagrecer demora, mas emagrecer é mais rápido do que engordar”, diz. A nutricionista é categórica ao afirmar que os bons resultados demoram para aparecer. “A pessoa passou a vida inteira comendo errado e quer resultado em um mês, não vai ter. Eu sou bem clara: você pode ter um resultado, mas talvez não o que você queira”, enfatiza.
O acompanhamento com profissionais da área também é imprescindível para quem deseja emagrecer. “Às vezes pensa que está economizando tempo e dinheiro fazendo tudo sozinho, mas na verdade está perdendo”, observa.
Entretanto, o emagrecimento nem sempre significa que o corpo está saudável. Por isso é necessário entender que cada organismo é diferente e que “o peso não define caráter, nem personalidade”. “O peso é um dos componentes da pessoa. Eu acho que se você se incomoda com aquilo, seja com o peso ou qualquer outra coisa na vida, é importante resolver os teus problemas, mas o peso não é determinante para satisfação, felicidade da pessoa”, argumenta Fernanda.
Para as mulheres, o conselho da nutricionista é se colocar em primeiro lugar. “Porque quando ela é mãe, esposa, dona de casa, profissional, ela coloca tudo antes dela. Só que ela precisa se colocar em primeiro lugar e isso é amor próprio. Você não tem como ajudar o outro se você não está bem. Não tem como amar o outro, se você não se ama primeiro. E isso passa também por cuidar da sua alimentação”, conclui.
Clique aqui para assistir a primeira parte do programa e aqui para a segunda parte.