Sábado, 17 de Maio de 2025

Secretário de Cultura ressalta importância histórica do Carnaval de PG

2023-02-16 às 16:53

O programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero e José Amilton, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), recebeu, nesta quinta-feira (16), o secretário municipal de Cultura, Alberto Schramm Portugal.

Com a chegada das festividades do Carnaval, Portugal ressalta a importância cultural da data comemorativa para o município. “Quando dizemos que Carnaval é um patrimônio nacional, em qualquer local do território do país o Carnaval é sim uma vocação do brasileiro”, diz. “Temos um Carnaval em Ponta Grossa que, embora tenha sua parcela de críticas, ele tem uma movimentação cultural extremamente intensa de grupos de pessoas que passam o ano se organizando e que com Prefeitura ou não, ele vai acontecer”, pontua. “Um evento que tem os primeiros registros lá do século 19 e que sempre aconteceu, ele não é vocação dos ponta-grossenses? Temos os carnavais de clubes, de rua, até o próprio nome Princesa dos Campos surgiu no Carnaval”, observa.

Ele conclui afirmando que a pandemia derrubou o discurso de que a Cultura não é necessária para a sociedade. “Hoje a gente percebe o quanto precisamos da Cultura para não enlouquecer. A política pública de Cultura é manutenção de Saúde pública”, completa.

Investimento – O secretário ainda explica que a festa tem o apoio da Prefeitura em termos de estrutura, palco, som, banheiros e segurança. Desta forma, as escolas de samba não receberam nenhum aporte para realizar as atividades, a verba investida trata-se de concursos lançados pelo poder público que darão premiações em dinheiro de acordo com a performance de cada uma das apresentações.

Clique aqui e confira a programação completa do Carnaval em Ponta Grossa

Projetos Satélite Cultural

Entre os projetos culturais em andamento, Portugal cita o ‘Satélite Cultural’, o que ele considera como o maior programa de democratização de acesso à cultura para crianças, adolescentes, adultos e idosos, já que está presente nos bairros. “Esse programa está ocupando alguns polos na cidade. Temos parceria com os CRAS, já temos oficinas de música, dança, teatro e artes visuais abertas pras crianças nos próprios bairros. CEU das Artes já está recebendo as oficinas de canto lírico, coral, teatro musical, coral coletivo”, conta.

Para participar do projeto, a orientação é acompanhar o site da Secretaria de Cultura. Novos editais de inscrições devem abrir na semana seguinte ao Carnaval.

Confira a entrevista completa: