Em entrevista exclusiva ao programa Ponto de Vista, apresentado por João Barbiero na Rede T de rádios do Paraná, na manhã deste sábado (18), o deputado federal Sandro Alex (PSD-PR) diz não estar arrependido de ter “levantado as cancelas” do pedágio enquanto ocupou o cargo de secretário estadual de Infraestrutura e Logística.
“Se 10 motivos eu tivesse para prorrogar; 10 vezes eu finalizaria”, comentou o parlamentar, a respeito do encerramento da concessão de pedágio nas estradas federais do Paraná. “Jamais prorrogaria um contrato imoral que, por décadas, fez com que a população sofresse”, frisa.
Ele atribui os transtornos que a população tem enfrentado ao percorrer as estradas paranaenses no último ano, desde que os contratos com as concessionárias foram encerrados, muito mais à imprudência de motoristas que causam acidentes que bloqueiam o tráfego.
De acordo com Sandro Alex, a pandemia atrasou todas as tratativas para a nova concessão de pedágio, uma vez que era impossível fazer uma reunião presencial com 20 pessoas, o que impediu a realização de audiências públicas antes de abrir um leilão de concessão dos trechos do antigo Anel de Integração. Levar à frente esse processo sem consultar a população, evidentemente, geraria críticas da população, defende.
O ex-secretário de Infraestrutura e Logística acredita que a situação dos pedágios nas rodovias federais paranaenses deve ser sanada em breve. Torce ele para que ainda durante o primeiro semestre de 2023. De acordo com ele, não ocorreu no ano passado devido a um esforço da oposição para postergar o processo.
O deputado acredita que, quanto a esse assunto, o interesse tanto da oposição quanto do governo é o mesmo: oferecer uma nova concessão com a menor tarifa e com as obras necessárias. “O processo, por si só, é demorado, pois estamos falando da maior concessão do Brasil, que é a do Paraná. Inclusive, ela está postergando as demais concessões do Brasil. Por ela ser a mais importante, já tem uma fila de espera”, justifica.
O parlamentar desconversou quando questionado se voltaria a assumir a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL) no atual mandato. Desde que ele deixou o cargo, no final de março do ano passado, a função é desempenhada pelo engenheiro Fernando Furiatti Sabóia, que foi chefe da Unidade Local do DNIT por oito anos e nomeado por Ratinho Junior para ocupar o cargo de diretor-geral do DER/PR.
Ponto de Vista
Apresentado por João Barbiero, o programa Ponto de Vista vai ao ar semanalmente, aos sábados, das 7h às 8h, pela Rede T de Rádios do Paraná.
A Rádio T pode ser ouvida em todo o território nacional através do site ou nas regiões abaixo através das respectivas frequências FM: T Curitiba 104,9MHz; T Maringá 93,9MHz; T Ponta Grossa 99,9MHz; T Cascavel 93,1MHz; T Foz do Iguaçu 88,1MHz; T Guarapuava 100,9MHz; T Campo Mourão 98,5MHz; T Paranavaí 99,1MHz; T Telêmaco Borba 104,7MHz; T Irati 107,9MHz; T Jacarezinho 96,5MHz; T Imbituva 95,3MHz; T Ubiratã 88,9MHz; T Andirá 97,5MHz; T Santo Antônio do Sudoeste 91.5MHz; T Wenceslau Braz 95,7MHz; T Capanema 90,1MHz; T Faxinal 107,7MHz; T Cantagalo 88,9MHz; T Mamborê 107,5MHz; T Paranacity 88,3MHz e T Brasilândia do Sul 105,3MHz.
Confira a entrevista de Sandro Alex na íntegra: