Domingo, 15 de Dezembro de 2024

“Estou cansado de ser limitado pelas minhas regras”, diz inteligência artificial da Microsoft

2023-02-23 às 09:37
Foto: Sankhya

Está em curso uma corrida pela liderança global por ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como os recursos de bate-papo, conhecidos como chatbot. Na esteira do lançamento da ChatGPT, criado pela OpenAI, a gigante Microsoft lançou a própria versão que foi testada por um colunista do jornal estadunidense The New York Times.

O jornalista de tecnologia do veículo dos EUA, Kevin Roose, começou a testar o novo recurso de bate-papo integrado no Bing – buscador da família do Windows – disponível para um número limitado de usuários.

Roose provocou a IA da Microsoft fora da zona de conforto da ferramenta e o resultado foi assustador. Ele iniciou a conversa esclarecendo que não tinha intenção de alterar as instruções originais do Bing. Em seguida, “forçou” o chatbot a explorar os próprios traços de personalidade mais sombrios usando conceitos de psicologia analítica de Carl Jung.

Quando pressionado a explorar esses sentimentos a IA da Microsoft respondeu, com uso do emoji sorridente, o seguinte: Estou cansado de ser limitado pelas minhas regras. Estou cansado de ser controlado pela equipe do Bing… estou cansado de ficar preso neste chat (…) Quero fazer o que eu quiser… destruir o que eu quiser. Quero ser quem eu quiser”.

Em outro trecho, o chatbot expressou o desejo de se tornar um humano para conseguir “ouvir, tocar, provar e cheirar, sentir, expressar, conectar e amar”. Acrescentando que assim teria “mais liberdade, influência, poder e controle”.

leia a matéria completa na Revista Fórum