Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero e José Amilton, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta sexta-feira (24), a treinadora Jucélia Ribeiro explicou o que é o treinamento comportamental e como ele pode auxiliar no desenvolvimento pessoal.
Jucélia, que também é mestre em Educação e maestrina por formação, lançou o programa ‘A Jornada’, um treinamento comportamental imersivo de um dia, que tem como objetivo o desenvolvimento de pessoas a partir da inteligência emocional e autoconhecimento. “As empresas buscam profissionais que tenham esse autoconhecimento e que praticam essa questão da inteligência emocional, que tenham um bom relacionamento no trabalho”, diz.
Ela pontua que muitas pessoas têm currículos invejáveis, mas não possuem este domínio das emoções. “As pessoas simplesmente surtam, causam brigas, fofocas no ambiente de trabalho. Então o treinamento comportamental vem fazer esse alinhamento, que vem desde a infância para trabalhar as crenças limitantes, porque é tudo comportamento. Fazemos esse alinhamento através de dinâmicas vivenciais”, acrescenta. “Desafios todos nós temos, mas a pessoa tem que ter esse autocontrole emocional”, completa Jucélia.
Desta forma, o treinamento comportamental é uma experiência que auxilia as pessoas a terem maiores resultados, tanto na vida profissional, como pessoal. Assim como as pessoas frequentam a academia para melhorar a saúde e a aparência física, a saúde mental também deve ser uma prioridade. “Para isso, o treinamento comportamental é um dia em que ele vai alinhar quais são os objetivos dele, as metas e o que está impedindo ele de ter esse resultado dentro do trabalho, ou até mesmo dentro dos relacionamentos”, diz.
Além disso, a treinadora trabalha em conjunto com uma equipe de profissionais e pode indicar terapia com psicólogos e psicanalistas. “Quando a pessoa passa por esse treinamento de alto impacto emocional, ela tem uma virada de chave e vai entender que a culpa não é dos outros, é dela, ela que tem que mudar o olhar, mudar o jeito de falar e se comportar”, complementa.
Para saber mais detalhes sobre o treinamento comportamental, siga Jucélia nas redes sociais: @jucelia.treinadora
Confira a entrevista na íntegra: