Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024

Com exclusividade para o ‘Ponto de Vista’, Barros afirma que Congresso deve priorizar contenção de ‘ativismo político’ do Judiciário

2023-02-25 às 12:44

Em entrevista exclusiva ao programa Ponto de Vista, apresentado por João Barbiero na Rede T de rádios do Paraná, na manhã deste sábado (25), o deputado federal Ricardo Barros (PP), que vai assumir a Secretaria de Estado de Indústria e Comércio, destacou os desafios que o Congresso têm à sua frente na atual legislatura.

Além de votar a Reforma Tributária, Barros acredita que o desafio da atual legislatura no Congresso é “conter o ativismo político do Judiciário”. Para ele, a prioridade do Legislativo hoje é “enquadrar o Judiciário” e conter seu “ativismo político”. De acordo com Barros, “o Judiciário está avançando em prerrogativas que são exclusivas do Executivo e do Legislativo. Se mantivermos esse projeto de poder do Judiciário, o Brasil vai se dar muito mal”, afirma.

Segundo Barros, o Supremo Tribunal Federal (STF) “tem se achado no direito de desfazer decisões”, tanto do Legislativo quanto do Executivo, “sem nenhuma cerimônia”.

Quanto à Reforma Tributária, no entendimento do parlamentar, simplificar o recolhimento de impostos vai auxiliar os empresários a ter “menos gente dentro dos escritórios para poder deixar os impostos em dia e mais gente no chão de fábrica produzindo para o Brasil.

“Há uma convergência nesse momento que decorre da decisão de termos enquadrado combustíveis, telecomunicações e energia como bens essenciais, limitando a alíquota de ICMS nesses bens a 17%. Isso implica a necessidade de uma reforma tributária para recompor a arrecadação dos estados, que ficaram prejudicados com essa decisão. O momento é muito propício para a votação da reforma tributária”, avalia.

Ponto de Vista

Apresentado por João Barbiero, o programa Ponto de Vista vai ao ar semanalmente, aos sábados, das 7h às 8h, pela Rede T de Rádios do Paraná.

A Rádio T pode ser ouvida em todo o território nacional através do site ou nas regiões abaixo através das respectivas frequências FM: T Curitiba 104,9MHz;  T Maringá 93,9MHz; T Ponta Grossa  99,9MHz; T Cascavel 93,1MHz; T Foz do Iguaçu 88,1MHz; T Guarapuava 100,9MHz; T Campo Mourão 98,5MHz; T Paranavaí 99,1MHz; T Telêmaco Borba 104,7MHz; T Irati 107,9MHz; T Jacarezinho 96,5MHz; T Imbituva 95,3MHz; T Ubiratã 88,9MHz; T Andirá 97,5MHz; T Santo Antônio do Sudoeste 91.5MHz; T Wenceslau Braz 95,7MHz; T Capanema 90,1MHz; T Faxinal 107,7MHz; T Cantagalo 88,9MHz; T Mamborê 107,5MHz; T Paranacity 88,3MHz e T Brasilândia do Sul 105,3MHz.