A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, criticou duramente a gestão estadual por adiar as tratativas para uma nova concessão de pedágio nas estradas federais que cruzam o Paraná, em entrevista exclusiva ao programa Ponto de Vista, apresentado por João Barbiero na Rede T de rádios do Paraná, na manhã deste sábado (25).
“É uma irresponsabilidade terem deixado chegar a este ponto. Sabiam que tinha que fazer uma renovação do pedágio. Ficaram inventando arte de fazer um pedágio diferente, que era um pedágio que teria sustentação, o tal do aporte. Primeiro, queriam uma outorga, aumentar praça. Fizeram uma lambança! O governo do estado do Paraná junto com o governo federal do Bolsonaro fizeram uma lambança de não colocar um pedágio decente para o Paraná e deixar as estradas nesta situação”, dispara.
Em reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, Gleisi disse ser contra o modelo proposto por Ratinho Júnior, porque o preço do pedágio corre o risco de ficar mais caro do que era. “Não vamos deixar acontecer isso. O presidente Lula não foi eleito para isso, não. Estamos acertando com o ministro para rever isso aí. Esse negócio de aporte teria que ser tirado, pois não compromete a sustentabilidade do pedágio. Porque esse aporte é como uma outorga: a empresa tem que fazer um depósito, para ficar lá como garantia e isso compõe o preço. Está errado!”, critica.
Ela sugere que a concessão deve ser feita pelo menor preço ou que, se for dar aporte, teria que começar com 40% da obra já encaminhada. “Senão, quem vai pagar é o povo do Paraná. Estamos dizendo que isso não dá, que não topamos isso e é errado. Combinamos com o ministro dos Transportes de fazer a conservação das rodovias do Paraná até resolver a questão do pedágio, coisa que não foi feita no governo Bolsonaro. Ficou um ano sem fazer”, diz.
De acordo com Gleisi, em dois anos, foram investidos R$ 20 bilhões em conservação de rodovia, enquanto que, somente em 2023, esse investimento será de R$ 23 bilhões. “Em um ano, vamos investir mais do que eles investiram em dois anos para fazer a conservação de rodovias no país. No Paraná, vai ser um dos maiores investimentos, para não deixarmos acontecer o que está acontecendo, tanto nesse trecho entre Curitiba e Ponta Grossa, como no trecho do litoral. O governo federal vai entrar com a sua responsabilidade. O processo já começou a tramitar”, adianta.
Mesmo propondo uma rediscussão do modelo de concessão de pedágio, Gleisi acredita que a situação possa ser definida e resolvida até o final do ano. Ela não tem certeza quanto à possibilidade de a tarifa de pedágio ficar estabelecida em R$ 5, mas que esse valor pode vir, sim, a ser fixado em algumas praças. “O que não pode é ficar em R$ 21, como eles querem, R$ 15, em alguns trechos. Tem que ficar abaixo disso. Se não for R$ 5, chegar a R$ 8 ou R$ 9, para podermos nos acertar. Não pode ser o que estavam propondo, porque isso é escorchante”, argumenta.
Ponto de Vista
Apresentado por João Barbiero, o programa Ponto de Vista vai ao ar semanalmente, aos sábados, das 7h às 8h, pela Rede T de Rádios do Paraná.
A Rádio T pode ser ouvida em todo o território nacional através do site ou nas regiões abaixo através das respectivas frequências FM: T Curitiba 104,9MHz; T Maringá 93,9MHz; T Ponta Grossa 99,9MHz; T Cascavel 93,1MHz; T Foz do Iguaçu 88,1MHz; T Guarapuava 100,9MHz; T Campo Mourão 98,5MHz; T Paranavaí 99,1MHz; T Telêmaco Borba 104,7MHz; T Irati 107,9MHz; T Jacarezinho 96,5MHz; T Imbituva 95,3MHz; T Ubiratã 88,9MHz; T Andirá 97,5MHz; T Santo Antônio do Sudoeste 91.5MHz; T Wenceslau Braz 95,7MHz; T Capanema 90,1MHz; T Faxinal 107,7MHz; T Cantagalo 88,9MHz; T Mamborê 107,5MHz; T Paranacity 88,3MHz e T Brasilândia do Sul 105,3MHz.