O município de Bandeirantes, no Norte Paranaense, foi surpreendido na madrugada deste domingo (5), por volta das 5h30 da manhã, com chuvas torrenciais de 150mm de precipitação, que atingiu vários bairros. Em primeira mão ao D’Ponta News, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL) Sandro Alex afirmou que o governador em exercício, Darci Piana, já determinou que o Estado preste total assistência ao município.
“Estaremos com a Prefeitura, verificando o prejuízo, assim que as águas abaixem, para que possamos auxiliar na reconstrução”, adiantou Sandro Alex.
O prefeito de Bandeirantes, Jaelson Ramalho Matta, decretou estado de calamidade pública no município na manhã deste domingo (5), após o rompimento de uma barragem, que deixou dezenas de famílias ilhadas e desabrigadas. Após precipitação de 150 mm de chuva, concentrada num curto intervalo, a barragem transbordou e deixou várias casas em situação de emergência.
De acordo com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, pelo menos mil pessoas foram atingidas pelas inundações, a partir das 5h30 da manhã deste domingo (5). Não há registro de óbitos ou de feridos. O relatório da Defesa Civil estadual também aponta que os municípios de Itaperuçu e de Campo Largo foram atingidos por fortes vendavais entre a tarde e a noite de sábado (4), felizmente, sem deixar desabrigados ou desalojados.
Autoridades trabalham para prestar auxílio aos moradores atingidos pela inundação. O transbordamento do Ribeirão das Antas fez com que a água invadisse vários pontos da cidade do Norte do Paraná, de pouco mais de 31 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE.
Vídeos publicados nas redes sociais mostram a força com que a água arrastou objetos, até mesmo carros.
Ver essa foto no Instagram
No YouTube, usuários também postaram vídeos que mostram o resultado do alagamento em vários pontos. Confira alguns abaixo:
Baixada Ferro Velho do Irmão
]Ponte do Cemitério
Baixada do Clube do Vovô
Vila São Pedro
Bela Vista
Informações ou solicitações de apoio devem ser feitas através do WhatsApp da Defesa Civil de Bandeirantes: (43) 3542-3322.