Sábado, 14 de Dezembro de 2024

Aliel Machado deve presidir a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa na Câmara Federal

2023-03-16 às 11:26

O deputado federal ponta-grossense, Aliel Machado (PV-PR), deve presidir a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa na Câmara Federal. A definição das comissões aconteceu na tarde desta quinta-feira, 15, e a escolha do presidente desta comissão, com mandato de dois anos, deve acontecer na próxima semana.

Aliel é o único membro do Partido Verde, que ficou com a presidência da Comissão. Além dele, fazem parte dos deputados:

Durante entrevista a João Barbiero, no programa Ponto Final, no último sábado, 11, Aliel já havia confirmado que assumiria uma Comissão durante a gestão. “Esse ano ano, em primeira mão para a imprensa, eu vou assumir a presidência de uma Comissão importante em Brasília. Isso já está acertado com o Presidente Lula, com o nosso grupo. Nós estamos em debate sobre qual Comissão, um debate que ainda deve acontecer essa semana”, conta. Questionado sobre a qual Comissão gostaria de assumir, o parlamentar revela: “Comissão de Meio Ambiente. Comissão de Educação. Comissão de Relações Exteriores. São muitas as ações onde a gente pode contribuir”, disse na ocasião.

Até a publicação desta reportagem, o deputado não havia se pronunciado sobre a escolha. [MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO]

Saiba quem ficou com cada comissão:

A federação formada pelo PT, PV e PCdoB ficará com as comissões de Constituição e Justiça (CCJ); Trabalho; Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial; e Finanças e Tributação. O PCdoB presidirá a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e o PV, a de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

O PSD ficará com a Comissão de Viações e Transportes e com o colegiado de Ciência e Tecnologia.

O União Brasil ficará com a Educação, Integração Nacional e Minas e Energia.

O PP, de Arthur Lira, comandará as comissões de Agricultura e Cultura.

Ao MDB caberá o comando das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

O PSB ficará com a Comissão de Indústria e Serviços e o Republicanos com a de Comunicação, além da Defesa do Consumidor.

Já o PDT foi contemplado com o Desenvolvimento Econômico, enquanto a federação formada por PSDB e Cidadania terá a Comissão de Relações Exteriores.

No caso da federação formada por PSOL e Rede, o comando será o da Comissão de Povos Originários. O Avante controlará a Comissão de Administração e Serviço Público, o Solidariedade, a Comissão de Legislação Participativa e o Cidadania, a de Direitos da Mulher.

 

da redação com Agência Brasil