O Grupo Reviver, instituição de serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, que atende crianças e adolescentes entre 6 a 17 anos, está desenvolvendo uma série de atividades para presentear Ponta Grossa em seus 200 anos. Dentro dessa programação está o projeto de revitalização da instituição com diversas ações envolvendo as crianças e adolescentes, entre elas, a criação de um jardim que recebeu o nome de “Cantinho Feliz”.
O Cantinho Feliz visa criar um ambiente mais alegre, com mais cores, vida, harmonia, proporcionando paz, aconchego e boas energias, além de embelezar a instituição.
Para as crianças e adolescentes, desenvolver, cuidar de um jardim traz vários benefícios, aprendizado de conceitos e valores. O contato com a natureza, envolve educação ambiental, criatividade, amor, carinho e atenção com o cultivo das plantas. Desenvolve ainda sentimentos de satisfação, orgulho e confiança, o sentido de responsabilidade, competência e disciplina, por algo que depende da sua contribuição diária.
Plantar, regar flores, o contato com a natureza é uma troca de energia muito benéfica, proporciona calma e bem-estar, melhora o estado mental e emocional; o contato com a terra torna as pessoas mais felizes e saudáveis. É um momento das crianças se acalmarem, relaxarem, com uma atividade prazerosa. O cuidado diário das plantas será desenvolvido pelas crianças e adolescentes atendidas pelo Grupo Reviver, sendo que cada um terá o seu canteiro, o seu pedacinho do “Cantinho Feliz”, a responsabilidade de cuidar, sempre com a supervisão dos educadores sociais.
Segundo, Cleucimara Santiago, presidente da instituição, o projeto visa estimular práticas saudáveis nas crianças, para que estas se tornem mais sociáveis, felizes, confiantes e aprendam desde cedo a importância do contato com a natureza, bem como a de respeitar o meio ambiente e o espaço público que é um bem de todos. Ela destaca que o jardim vai sendo construído dia-a-dia, pois as crianças vão tendo ideias e colocando a criatividade em prática.
Eliziel Fernandes, da Fernandes Jardinagem, auxiliou na ação e orientou as crianças e adolescentes a forma correta do plantio e sobre os cuidados com as flores, ele destaca “Para nós é muita alegria poder contribuir voluntariamente para um projeto social tão lindo e ver o brilho nos olhos das crianças, isto é satisfatório. Tenho a agradecer ao Grupo Reviver pelo convite e fico sempre à disposição”.
Para desenvolver esse projeto a instituição utilizou materiais recicláveis e contou com o apoio da Frísia, Fernandes Jardinagem, Tranlurean – produtora de Adubo floral, ambas de Carambeí e a Secretaria de Meio Ambiente de Ponta Grossa.
O Grupo Reviver pretende ainda criar uma horta comunitária.
da assessoria / fotos: Bruno Régis