A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria da Criança e Assistência Social, faz parte de um programa do Governo Federal e um do Governo Estadual que tem como objetivo proporcionar segurança alimentar para pessoas e famílias em situação de risco.
Tratam-se do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos – Federal) e do Compra Direta (Estadual). Ambos realizam o cadastro de cooperativas de pequenos produtores que fornecem, geralmente, hortaliças e frutas. Através de recursos federais e estaduais os alimentos são adquiridos e distribuídos para os municípios.
De acordo com Maurício Chizini Barreto, responsável pelo PAA e Compra Direta em Tibagi, as verduras e frutas são distribuídas semanalmente para as entidades socioassistenciais do município, como o Lar de Nazaré, Casa Lar e Lar dos Idosos, como para as famílias referenciadas no CRAS e no CREAS. Ele disse ainda que as principais cooperativas e associações de produtores que fornecem os alimentos são as associações do Rancho Alegre (Guartelá); do Cerrado e do Menino Jesus.
“Por conta das constantes chuvas, o volume de produção tem diminuído e os produtores acabam entregando menos quantidade. Os programas são anuais e todo final do ano é aberto edital e as cooperativas de pequenos produtores podem se inscrever para participar”, completa.
da ascom Tibagi