Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024

Londrina entrega obras da Unidade Básica de Saúde da Vila Fraternidade

2023-05-29 às 18:22
Foto: Vivian Honorato

Nesta terça-feira (30), a saúde pública de Londrina comemora um momento histórico. Às 10h, a Prefeitura realiza a solenidade de inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Fraternidade (Arnaldo Agenor Bertone), após a conclusão das obras de construção da nova sede. O prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, participarão da entrega na sede da unidade, localizada na Rua Santa Madalena, 89, região leste.

Também estará presente a família do homenageado Arnaldo Agenor Bertone, que dá nome à nova UBS. Quando faleceu, Bertone era secretário de Recursos Humanos de Curitiba. Formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), ele fez carreira no serviço público e, entre outros cargos, foi diretor-geral e administrativo da Secretaria Estadual de Saúde.

A UBS da Fraternidade foi a primeira unidade básica de saúde de Londrina construída ainda na década de 1970, e uma das primeiras do Brasil. A estrutura antiga da UBS Fraternidade foi desativada e demolida em 2014. Desde então, a população que utilizava este equipamento de saúde começou a ser atendida nas UBSs da Vila Ricardo e da Vila Casoni, localizadas na região.

Com a entrega do novo prédio, a partir de amanhã (30), os atendimentos à comunidade iniciam às 13h. Assim como as outras UBSs, a da Fraternidade terá expediente de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h.

O equipamento público foi edificado com investimento de cerca de R$ 1,9 milhão, recurso oriundo da Prefeitura. O novo espaço tem área total construída de 311,05 m², distribuídos em diversos espaços, entre eles: recepção com banheiros com acessibilidade, fraldário, consultórios médicos e odontológico, sala de aplicação de medicamentos, sala de imunização, sala de inalação, curativos, suturas e coleta de material, sala para atividades em grupo, sala de administração, farmácia, copa e estacionamento para servidores. A unidade também foi totalmente climatizada, com a instalação de aparelhos de ar-condicionado. A Empresa responsável pelas obras foi a londrinense Cbeng Engenharia e Construção Civil Ltda.