Com a chegada do inverno, é comum a preocupação com doenças respiratórias, popularmente chamadas de ‘gripe’. Apesar deste termo ser usado de forma genérica em referência a sintomas como nariz entupido, espirros e dor de cabeça, a gripe e os resfriados são causados por vírus diferentes e apresentam algumas características que permitem a sua diferenciação.
O médico otorrinolaringologista Rafael Santos, da Clínica O1 Saúde, explica a gripe é causada pelo vírus Influenza, já o resfriado é causado por outros tipos de vírus respiratórios. O que permite diferenciar são os sintomas. “A gripe causa sintomas mais intensos e severos, como dor no corpo mais acentuada, coriza, irritação e dor na garganta. Mas tem dois sintomas que caracterizam bem a gripe: febre alta acima de 38ºC e tosse”, alerta o médico.
“Já o resfriado, causado por outros tipos de vírus respiratórios, tem sintomas mais leves, como coriza, dor no corpo, garganta arranhando, pode ter um pouco de rouquidão, um pouco de dor de cabeça e dor muscular”, diz.
Segundo Dr. Rafael Santos, teoricamente, as duas situações são autolimitadas, ou seja, “em cinco a sete dias o quadro vai embora espontaneamente, sozinho”, explica Santos. Porém, se os sintomas persistirem, a orientação é buscar um médico especialista.
Confira o vídeo: