Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024

Ensino bilíngue do Colégio Sepam completa 10 anos

2023-05-30 às 15:40
Alunos do Colégio Sepam no St. Patrick’s Day | Foto: André Jonsson

Ter conhecimento e dominar uma segunda língua deixou de ser apenas uma vantagem no âmbito do mercado de trabalho, para ser um diferencial humano, dentro de um universo cada vez mais globalizado e hiperconectado. Dentre vários idiomas, a Língua Inglesa se destaca por ser a mais difundida no mundo. Calcula-se que cerca de 1,5 bilhão de pessoas dominam o idioma entre nativos e não nativos. Experiências e autonomia em viagens, palestras, produções artísticas, cientificas e culturais são apenas alguns exemplos daquilo que o domínio de um segundo idioma pode representar na vida do cidadão bilíngue.  

Sendo assim, instituições educacionais com programa bilíngue passaram a ser uma opção para os pais que almejam o aprendizado continuado, natural e imersivo do Inglês para os seus filhos. O Colégio Sepam foi pioneiro ao implantar esse modelo de ensino a todos os alunos da educação básica em Ponta Grossa, no ano de 2013, completando dez anos em 2023. Com a implementação do programa, que oferece aulas todos os dias, 100% em Inglês e utiliza material referenciado, é também oportunizada aos alunos a realização do exame de Cambridge.

A metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning – aprendizagem integrada de conteúdo com linguagem) é utilizada na instituição com um conceito de translinguagem. Este é um fundamento na qual a língua materna e a estrangeira formam um único repertório linguístico que serve de referência para a construção de sentido, modular experiências, ganhar entendimento e adquirir conhecimentos dentro do ambiente escolar. 

Dessa forma, os alunos têm a possibilidade de utilizar as duas línguas (materna e estrangeira) com dinamismo, sendo que, os conhecimentos linguísticos prévios servem de base para a construção de novos estudos, que visam o aprofundamento da prática comunicativa em ambas as Línguas. O método estimula o desenvolvimento da linguagem, da comunicação e do repertório linguístico que servirão de base para a ampliação de quatro habilidades: listening (escuta), reading (leitura), writing (escrita) e speaking (fala).

A coordenadora do ensino bilíngue do Sepam, Cláudia Mongruel, conta que o ensino bilíngue é prioridade desde o início da Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental na instituição. “A Língua Inglesa, além de necessidade num mercado de trabalho globalizado, passou a fazer parte da formação humana dos alunos, enriquecendo suas vivências e formas de se colocar como protagonista das situações vividas dentro e fora do ambiente escolar. Nosso aluno bilíngue busca adaptar-se às diferentes situações, é mais resiliente e possui mais agilidade na resolução de problemas, além de agregar em seu repertório linguístico diferentes formas de se comunicar. Nossos professores vão além da gramática e trazem para a sala de aula questões culturais e discussões universais, fazendo a prática bilíngue ser enriquecedora na formação do aluno”, explica a coordenadora.

O material utilizado no programa bilíngue do Colégio Sepam é o English Stars, que considera as experiências cognitivas dos alunos e o desenvolvimento social e cultural, para que os estudantes assimilem e absorvam o aprendizado de forma completa.

Para mais informações sobre matrículas na instituição, entre em contato pelo telefone (42) 3225-2677 ou acesse o site. 

da assessoria