Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024

Padre Wagner Oliveira destaca a importância da data de Corpus Christi

2023-06-07 às 14:43

O padre da Paróquia São João Paulo II, Wagner Oliveira da Silva, destacou a importância da data de Corpus Christi para a igreja e comunidade, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quarta-feira (07).

A Paróquia São João Paulo II foi criada em outubro de 2022, em Ponta Grossa. “É a nossa 25ª paróquia da cidade, recém criada”, destaca o padre.

Importância da data de Corpus Christi

“Amanhã para nós [católicos] é um dia de preceito. É um dia de testemunho público da fé, na Eucaristia. Nós cremos que Jesus está presente, realmente, na espécie do pão e do vinho [é o santíssimo corpo e sangue de nosso Senhor Jesus Cristo]”, explica o Pe. Wagner Oliveira.

A procissão de Corpus Christi é bastante antiga e segue até os dias de hoje como uma tradição para os católicos. “Ao testemunharmos publicamente a nossa fé pelas ruas do centro de nossa cidade, nós estamos relembrando um tradição que existe desde o século XIII. Ela é bastante antiga e começou na Bélgica, despertada no coração de uma jovem [Santa Juliana], que através de algumas visões e revelações particulares percebeu que a Eucaristia precisava ser testemunhada”, comenta.

Outro relato ‘de milagre eucarístico’ é o milagre de Bolsena, que aconteceu na Itália, quando um sacerdote duvidava da presença de Cristo na Eucaristia. “Um padre, que tinha uma certa dificuldade em acreditar na presença real de Jesus ao celebrar a Eucaristia, numa região ao norte de Roma, e de repente percebe sair o sangue da hóstia consagrada, que chegou a gotejar sobre os panos e Alfaias que ali estavam e vê-se um milagre público”, aponta o padre. “Imediatamente ele leva ao Papa, e a partir deste momento se começa também toda a propagação”, complementa.

O feriado é uma data muito importante para os católicos, que usam este momento para a demonstração de sua fé. “Para nós [católicos], este é muito importante, pois é o momento de caminharmos com Jesus e testemunhar a nossa fé publicamente”, destaca o Pe. Wagner Oliveira.

Confecção dos tapetes

Os tapetes confeccionados para a data são uma forma de dar as boas vindas a Jesus Cristo, segundo o padre. “A origem da confecção dos tapetes é mais recente, começou na região de Portugal. É um costume que lembra, na tradição bíblica, quando Jesus entra em Jerusalém, as pessoas vão colocando os mantos no meio do caminho, preparando-o para a acolhida triunfal do Senhor Jesus”, explica. “O brasileiro gosta destes momentos de reunir a comunidade e despertar toda a criatividade. Então se criou este costume [da confecção dos tapetes] lembrando todo esse acolhimento ao nosso Senhor Jesus”, complementa.

As pessoas que confeccionam estes tapetes, desde às 6h, já estão no local se dedicando àquele momento. E para o padre, essa é uma forma de louvor e oração. “Para essas pessoas, o fato de se dedicarem desde cedo é um forma de oração e testemunho. Eles precisam ter esta consciência, ‘aquilo que estou fazendo é um testemunho público de fé’, é um sinal para todos que creem e também os creem. Somos um povo de fé e, na diversidade religiosa que temos no Brasil, cada um professando a sua fé e sua doutrina. Mas há um só Senhor e um só Deus, e é esse o testemunho maior que nós devemos dar”, afirma o padre.

Serviço

Em Ponta Grossa, a tradicional procissão de Corpus Christi acontece, a partir das 14h30, com saída da frente do Lar São Vicente de Paulo de assistência a idosos, na Rua Júlio de Castilho.

O gesto concreto de Corpus Christi este ano é direcionado ao Hospital do Coração Bom Jesus, que tem enfrentado dificuldades econômicas nestes últimos meses. Poderão ser doados cobertores, mantas de casal, toalhas de banho brancas e fraldas geriátricas.

Confira a entrevista completa: