Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024

Mestre de taekwondo de PG representa o país em competição coreana

2023-06-08 às 16:10

O Mestre de taekwondo de Ponta Grossa, Jefferson Machado, irá representar o Brasil em uma competição coreana da modalidade. Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta-feira (8), Machado explica que vai fazer um exame de faixa na Coreia do Sul, o que irá proporcionar a ele a formação de Mestre Internacional. Além disso, a viagem também terá como objetivo o estudo da língua coreana, já que ele ensina o vocabulário coreano aos alunos.

“Eu e mais alguns Mestres iremos representar o Brasil em uma competição que tem todo ano na Coreia, do dia 20 ao dia 24,  são quatro dias de competição. Taekwondistas de todo o mundo vão para lá. O mundo todo se reúne lá e fazem um grande campeonato de demonstração, luta, várias atividades”, observa.

O que é o taekwondo?

Jefferson Machado explica que o esporte se trata de uma arte marcial coreana e a palavra siginifica ‘caminho dos pés e das mãos’. “Existe uma grande diferença entre o taewkondo e as outras artes marciais, porque os praticantes trabalham com cerca de 80% das pernas e o resto são as partes dos membros superiores”, destaca. A modalidade pode ser praticada por crianças a partir de 3 anos e não tem limite de idade.

Jefferson Machado pratica taekwondo há mais de 40 anos e conta que conheceu a arte marcial quando ainda era pouco popular. “A arte marcial chegou ao Brasil em 1968 e demorou para se popularizar. Eu tinha muito problema na escola, com brigas, e meu pai me colocou nessa academia de luta, mesmo não conhecendo o taekwondo, no Clube Guaíra, com o Mestre Gaúcho, que foi meu primeiro professor. Ali eu conheci e me apaixonei por arte marcial. Eu costumo falar que eu tive uma paixão muito forte pelo taekwondo e hoje eu sinto um amor, não é mais paixão”, diz.

Ao ser questionado sobre o motivo que o leva a incentivar a prática da modalidade, Machado pontua “quando você assiste um filme bom, a primeira coisa é você querer que uma pessoa que você gosta assista também, você quer que as pessoas sintam aquilo que você sentiu. Esse mesmo sentimento eu tenho pelo taekwondo, no sentido de divulgação mesmo”, afirma.

Confira a entrevista na íntegra: