A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) realiza nesta quarta-feira (14), às 14h, e no dia 21 de junho, no mesmo horário, novos encontros do projeto Artesanato Solidário, sendo a primeira edição de 2023, e a quinta dentro da campanha. Nessa oportunidade, as atividades vêm com o intuito ensinar as mulheres como confeccionar toucas de lã para bebês feitas em crochê. As inscrições são gratuitas e as práticas irão ocorrer no Centro de Oficinas para Mulheres (COM), cuja sede fica na rua Valparaíso, s/n, ao lado da avenida Higienópolis, no Jardim Guanabara.
Assim como na última edição dessa iniciativa, promovida no segundo semestre de 2022, as touquinhas produzidas pelas participantes serão direcionadas às mães com bebês atendidas na Maternidade Municipal Lucilla Ballalai. A artesã voluntária Tânia Cordeiro, que já é parceira da SMPM há cinco anos em ações, orientará as alunas na produção das peças. Todo o material necessário será disponibilizado gratuitamente pelo COM.
Estão sendo ofertadas 20 vagas, ao todo, para essa edição, que terá uma mesma turma participando das duas datas da oficina. As interessadas em participar podem obter mais informações e fazer a inscrição pelo número (43) 99945-0056 (WhatsApp do COM). O público-alvo são mulheres acima de 18 anos, residentes em Londrina e região, que tenham conhecimento básico em crochê e queiram desenvolver suas habilidades na confecção das peças.
Para a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, o Artesanato Solidário traz em sua essência o caráter de capacitação para ensinar novas atividades às mulheres, bem como o lado social, incentivando o voluntariado e o amor ao próximo. “Essas touquinhas confeccionadas com muito cuidado e carinho especial são repassadas aos novos bebês londrinenses da nossa Maternidade, configurando uma atitude que expressa um carinho enorme por parte de todas as participantes e pessoas envolvidas na realização dessa campanha”, afirmou.
De acordo com a psicóloga e diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas, da SMPM, Lisneia Rampazzo, essa ação possibilita o aprendizado a quem deseja aprimorar a técnica do crochê, e, como resultado, ajuda outras mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade pessoal ou econômica. “A beleza desse projeto é que ele promove artesanato confeccionado por mulheres e para beneficiar mulheres. Significa um ato de amor e inclusão Social”, valorizou.
Conforme contou a gerente do Centro de Oficinas para Mulheres, Carina Souza, o Artesanato Solidário é uma oficina que proporciona o desenvolvimento de habilidades artesanais, em que a aluna produz duas peças, sendo uma para levar para casa e outra que será doada para a Maternidade Municipal. Souza, que também é artesã, participou voluntariamente das edições anteriores da campanha, produzindo tapetes e toucas. “Da mesma forma que no ano passado, a ação ocorre em um período em que as temperaturas estão baixando e com a chegada do inverno que se aproxima. É uma prática que faz bem para quem doa e também para quem recebe”, frisou ela. “Entre 2021 e 2022, as quatro primeiras edições totalizaram cerca de 200 peças doadas, entre tapetes e toucas de bebês”, informou.
A artesã voluntária e parceira da SMPM, Tânia Regina Cordeiro, contou que a dinâmica da oficina funcionará a partir de um modelo proposto com uma parte teórica de passo a passo e momentos de prática para confecção das toucas de lã. “O desenvolvimento vai ocorrendo conforme as alunas vão evoluindo nessas atividades. Produzimos as toucas com técnica de crochê e o acabamento com pompons, trabalhando com diferentes cores. Busco orientar com calma para que o aprendizado seja fácil, e vou acompanhando o fluxo e a evolução de cada uma das participantes. Recomendamos, para esse formato de oficina, que a pessoa interessada em participar tenha já algum tipo de experiência básica”, explicou.
Segundo Cordeiro, o engajamento das mulheres nesse projeto é um fator de motivação e traz grande gratificação a todas as envolvidas. “Em 2022, foi possível confeccionar mais de 60 touquinhas, em um movimento bem legal. Todas as participantes da oficina se entregam bastante e doam seu tempo para uma ação solidária que, além de aquecer os bebês também aquece nossos corações como voluntárias. Quem recebe o presente fica muito contente e todas que produzem as peças gostam de aprender mais, reciclar seus conhecimentos e ajudar o próximo”, acrescentou.
A SMPM informou que a entrega das doações, após a realização das oficinas, está sendo programada para a primeira semana de julho deste ano.
Esta será a quinta edição do projeto Artesanato Solidário, desenvolvido desde 2021 pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. As duas primeiras ações foram centradas na produção de tapetes, que foram doados a mulheres vítimas de violência. Depois, na terceira etapa, houve doação de tapetes para mulheres em tratamento contra o câncer, como parte da campanha nacional Outubro Rosa em Londrina. Por último, o quarto momento da iniciativa contemplou os bebês atendidos pela Maternidade Municipal com touquinhas de lã.
da assessoria