Um ciclone extratropical está de passagem pelo Sul do Brasil e deixa os estados em alerta. Como o centro mais intenso do sistema de baixa pressão atmosférica atua na altura da costa do Rio Grande do Sul, os efeitos do fenômeno devem ser sentidos principalmente neste estado, que está com alerta vermelho de chuvas intensas, e em Santa Catarina, onde há acumulados de chuva e risco de deslizamentos, segundo a Defesa Civil.
Ao D’Ponta News, o meteorologista Samuel Braun, do Simepar, explica que o ciclone extratropical deve se afastar para o mar, na região do Paraná, e que não deve causar chuvas e ventos no estado. “A presença desse sistema contribui para o ingresso de um ar mais frio no Paraná, como estamos vendo. Tem relação com as baixas temperaturas e que devem permanecer no final de semana, mas sem chuva para nós com este sistema”, revela.
O centro mais intenso de um sistema de baixa pressão atmosférica (letra B no mapa), atua na altura da costa do Rio Grande do Sul.
No sábado, espera-se que uma alta pressão atmosférica, ou seja, uma massa de ar mais frio, avance seu centro mais intenso sobre a região Sul do Brasil, contribuindo para um resfriamento significativo. “No Paraná, amanhece com baixas temperaturas, mas sem indicativos de geadas, pois a nebulosidade ainda se faz presente em vários setores entre a madrugada e manhã. À tarde o sol aparece”, completa o Simepar.
Previsão para PG
Em Ponta Grossa, nesta sexta-feira (16), as temperaturas ficam entre 8ºC e 15ºC. No sábado (17), mínima de 7ºC e máxima de 15ºC. No domingo (18), as temperaturas caem ainda mais: mínima de 3ºC e máxima de 16ºC. Na segunda-feira (19), a mínima deve voltar para a casa dos 7ºC e máxima de 6ºC. Não há previsão de chuva para os próximos dias.