Domingo, 15 de Dezembro de 2024

‘Projeto GGPEL’: Professor de PG destaca que é necessário trabalhar a inteligência emocional dos alunos desde a infância

2023-06-29 às 14:37

A Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) divulgou as datas referentes ao Vestibular e ao Processo Seletivo Seriado (PSS) de 2023.

As provas do PSS começam as inscrições no dia 01 de agosto e vão até 30 de agosto, e as provas acontecem no dia 29 de outubro. Enquanto as inscrições para o vestibular começam no dia 01 de setembro e vão até 05 de outubro, e as provas acontecem no dia 26 de novembro.

Os processos que os estudantes passam no período de PSS e vestibular foram discutidos durante o programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta-feira (29).

PSS

O PSS da UEPG é uma forma de o estudante fracionar o vestibular em três etapas, com provas de conteúdos específicos para cada ano do ensino médio.

É um período em que nem todos os adolescentes estão preparados para um processo seletivo, porque é necessário desenvolver essa maturidade para se ter consciência da importância que ele tem, segundo o professor. “Nós trabalhamos muito a maturidade do nosso adolescente e o trabalho que deve ser desenvolvido já previamente. Já trabalhamos a importância dessa prova com nossos pré-adolescentes, no final do ensino fundamental”, explica o professor e diretor adjunto do Colégio Alfa Ponta Grossa, Igor Abrami. “O aluno ainda não precisa saber qual curso pretende cursar e o seu futuro. Porém se existe essa possibilidade que a UEPG oferece, que é dividir o vestibular em três anos, nada melhor do que o aluno se preparar e dar o seu melhor em cada ano”, complementa.

Cursos mais concorridos e formas de estudo

A busca pela aprovação em Medicina, que é o curso mais concorrido no vestibular da UEPG, é muito grande na cidade, e o professor destaca que na sua instituição não é diferente. “Nós temos um público muito grande que busca a aprovação em Medicina. E quando você prepara os alunos para o vestibular deste curso, você está preparando para qualquer vestibular”, afirma.

Para o aluno ter o foco e conseguir buscar a vaga em algum dos cursos mais concorridos, é necessário um plano individual, para Igor Abrami. “Como cada aluno tem um perfil, é necessário fazer um plano de estudos individualizado. Existe alunos que precisam da Técnica Pomodoro, ou seja, estuda um pouco e para, depois estuda mais um pouco e para novamente”, ressalta. “Alguns alunos precisam de uma sequência de horas de estudo. Então varia de acordo com a particularidade de cada pessoa”, complementa.

O professor também comenta que o aluno precisa estar bem emocionalmente durante a preparação. “Alinhado à forma como ele estuda, ele precisa estar bem emocionalmente. Porque hoje o bom profissional é o que tem inteligência emocional, para o gerenciamento de problemas, conflitos e situações. Essa inteligência emocional é um processo que deve ser construído desde a infância”, finaliza.

Confira a entrevista completa: