Você está no parque ou na praia em um dia de muito sol e, de repente, seu celular para de funcionar porque está superaquecido. Por que esses aparelhos sofrem com o calor e o que podemos fazer quando isso acontece?
Assim como temos dificuldade para desempenhar nossas atividades cotidianas quando está muito quente, isso acontece com o processador dos nossos telefones — um chip interno responsável por suas principais funções. “As coisas internas que realmente fazem tudo funcionar, infelizmente, geram calor”, diz Roz Wyatt-Millington, professora sênior de engenharia eletrônica e elétrica na Leeds Beckett University, na Inglaterra.
Roz diz que os eletrônicos são geralmente projetados para funcionar até 35ºC. “As baterias armazenam energia e são projetadas para funcionar em determinadas temperaturas. Quanto mais quentes elas ficam, mais precisam trabalhar e mais energia gastam”, diz ela.
Não o carregue
“Se estiver muito quente, quando você está carregando o telefone, você está gerando calor. Quando o aparelho está carregando, ele fica mais quente”, explica Roz.
Escolha o local ideal
“Mantê-lo fora da luz direta do sol ajuda. Não o deixe no carro, mantenha-o na sombra o máximo possível. Coloque-o na frente de um ventilador, se puder.”