Domingo, 25 de Maio de 2025

Empresária de PG comenta sobre o filme da Barbie e tendência de moda

2023-07-24 às 17:43

A empresária, Giovana Giostri, comentou sobre moda e o filme que está fazendo sucesso da Barbie, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta segunda-feira (24).

Barbie

Na quinta-feira (20) estreou nos cinemas o novo filme da Warner Bros, ‘Barbie’. A atriz Margot Robbie e ator Ryan Gosling interpretam as versões ‘tradicionais’ de Barbie e Ken, enquanto o elenco ainda inclui uma variedade de versões alternativas dos bonecos e outros coadjuvantes, vividos por Simu Liu (Shang-Chi), Michael Cera (Juno), Issa Rae (Insecure), Kate McKinnon (Caça-Fantasmas), Nicola Coughlan (Bridgerton), Emma Mackey (Sex Education), John Cena (Velozes e Furiosos ) e Will Ferrell (Um Duende em Nova York). O filme foi dirigido pela Greta Gerwig.

“[Neste final de semana] o Brasil se vestiu de rosa, desde a vestimenta até opções gastronômicas. Até mesmo o molho de um lanche do Burger King era rosa”, afirma Giovana. “A mídia do filme foi muito assertiva e massiva, tanto que em algumas cidades tinha o outdoor do filme na cor rosa sem dizer nada, apenas com a data do filme. Você olhava para ele e já remetia ao filme, porque a estratégia de marketing foi tão boa, que apenas a cor [já demonstrava isso]”, acrescenta.

Gerações passadas empolgadas com o filme e diversidade

Notou-se nos primeiros dias de reprodução do filme, que um número alto de mulheres de gerações anteriores aderiu à moda de ir aos cinemas assistir ao filme vestida com roupas rosas.

A boneca Barbie surgiu em 1959, inspirada pelos pais de Barbara Handler, Ruth e Elliot. A empresária observou a sua filha brincando com bonecas de papel e se imaginando em profissões e papéis adultos, e percebeu uma oportunidade de criar uma boneca que estimulasse a imaginação e sonhos das crianças para a vida adulta.

“A Barbie está presente na infância de muitas pessoas. O fato de [Ruth] observar que a sua filha não queria brincar de boneca, mas se imaginar como ‘sendo a boneca’, resultou na criação da Barbie, que por anos representou até mesmo o símbolo da ‘mulher perfeita'”, comenta Giovana. “A gente vê um lado positivo no filme, que traz a inclusão, porque a gente não vê somente aquela Barbie perfeita com as medidas simétricas, mas através das outras personagens do filme existem vários biotipos presentes”, complementa.

Diversidade e empoderamento feminino

Foi notado pelas pessoas que já assistiram ao filme, a presença desta diversidade de biotipos. “Essa diversidade representada através dos diferentes personagens é muito importante para as crianças [se identificarem]”, destaca a empresária.

O destaque total do filme é a protagonista Barbie, enquanto a presença do Ken no filme é como um coadjuvante, como já era esperado pelas fãs e reforçando a temática de empoderamento feminino. “Até mesmo quando a gente brincava de Barbie, ela sempre era a protagonista, e no filme é mostrado isso”, comenta Giovana. “Quem comanda as coisas é a própria Barbie, e o Ken é apenas um coadjuvante”, complementa.

Cuidados que o mercado deve ter

A empresária dá uma dica para os varejistas e consumidores sobre o uso do rosa que virou febre nessas últimas semanas. “A gente tem que tomar cuidado com essa onda do filme quando vamos investir em alguma peça ou até mesmo para os varejistas, porque quando a mídia é muito massiva a tendência do mercado é enjoar desta cor daqui para frente”, assegura. “A gente já vê na Europa, olhando para as próximas coleções agora de verão, que a presença do rosa já não virá tão forte. Para o verão vemos a tendência muito forte do branco e também o tom de azul jeans, aquele mais claro”, finaliza.

Serviço

Você pode acompanhar os conteúdos da Giovana Giostri, através do seu instagram pessoal:

Giovana Giostri.

E também pode conferir os conteúdos e aproveitar a última semana de promoções das lojas:

Bibi Ponta Grossa;

Jorge Bischoff;

Milon Ponta Grossa.

Confira a entrevista completa: