A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, cumpriu agenda no município de Ponta Grossa, na tarde desta segunda-feira (24). Após anunciar investimentos de R$ 7,8 milhões para a construção do Centro Especializado de Reabilitação no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG), a ministra participou de ato de acolhimento aos 30 novos profissionais do ‘Programa Mais Médicos’, que irão atuar no município. Também participaram da cerimônia o deputado federal Aliel Machado (PV), o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, a prefeita Elizabeth Schimidt e demais autoridades locais.
Representando todos os profissionais selecionados pelo Governo Federal em Ponta Grossa, quatro médicos subiram ao palco e receberam coletes personalizados do ‘Mais Médicos’. “É uma tarde de alegria e de celebrarmos o Sistema Único de Saúde. Viva o SUS! […] A gente quer que esse programa seja uma política de Estado, uma política para garantir o provimento de médicos e fortalecer a formação de médicos na atenção primária, é um programa de Saúde e de Educação”, destaca a ministra Nísia Trindade.
Durante o seu discurso, Nísia Trindade destaca que o fortalecimento do SUS não é uma ação isolada, mas sim “uma decisão de governo”. “Parabéns a vocês que toparam assumir conosco esse desafio, obrigada a todos que vão conosco construir o caminho não só do ‘Mais Médicos’, mas de uma Saúde de qualidade, inclusiva, que é o lema maior do nosso Sistema de Saúde”, diz. “Cabe a vocês, médicos e médicas, nos ajudarem nessa grande campanha pela vacinação no Brasil, não podemos permitir que o Brasil possa vir a ter casos, como já teve, de sarampo, poliomielite, doenças que já haviam sido eliminadas e que nós, infelizmente, convivemos com esse risco. Estou aqui pedindo a vocês e reforçando, numa visão integrada, fazermos a atenção das doenças infecciosas, das crônicas, que são tantos os problemas de saúde que vêm ao atendimento médico, mas sobretudo ter essa visão integrada, o cuidado de todas e todos, principalmente aqueles que ficam mais vulneráveis, em condições de pobreza. Temos que garantir esse acesso à Saúde e está aí a importância de todos os programas de governo, como é o caso do Bolsa Família também, e de tantas outras ações na Educação, Saúde e Desenvolvimento Social”, declara.
A ministra ainda enfatiza que o trabalho realizado pela equipe prioriza o cuidado com a população, principalmente a parcela mais vulnerável. “Vejo esse ato de hoje, toda essa visita a Ponta Grossa, como a celebração de um trabalho que precisa ser feito e está sendo feito em todo o Brasil”, diz a chefe da pasta da Saúde, destacando que a cada mês da gestão que iniciou em janeiro deste ano foram realizadas diferentes entregas, como a recuperação de programas, como o ‘Mais Médicos’. “Esse programa tem 10 anos, não é uma criação nossa, mas pode se aperfeiçoar no diálogo, com o conselho de secretários estaduais e municipais de saúde, com as mudanças no perfil médico. Também damos as boas-vindas aos intercambistas, que ainda não validaram seus diplomas pelas regras que foram definidas por lei, mas vamos garantir que quem não teve a validação do seu diploma tenha essa chance, vamos aperfeiçoar. A Medicina que nós defendemos é uma Medicina de qualidade, no caso da atenção primária que ela cumpra totalmente esse papel essencial, que é a organizção do nosso sistema, é a porta de entrada”, completa.
Trindade ainda recebeu dos vereadores Geraldo Stocco e Professor Careca uma moção de aplauso concedida, por unanimidade, pela Câmara Municipal de Ponta Grossa. “Fico muito feliz com esse reconhecimento. É um reconhecimento ao meu trabalho, mas sobretudo um reconhecimento à condução do governo do presidente Lula, republicano, com todas as políticas públicas e eu destaco aqui a ênfase e o apoio que o presidente vem dando a todas às ações do Ministério da Saúde no que se refere ao SUS”, pontua.
Apoio a Ponta Grossa
O deputado federal Aliel Machado também anunciou a indicação de R$ 6 milhões, que já foram depositados na conta da Prefeitura de Ponta Grossa para custear os serviços de Saúde no município. “Eu quero destacar, prefeita, que nós não estivemos juntos na eleição, e isso não impediu de buscarmos uma aliança dentro das nossas respectivas funções, para que a gente devolva às pessoas. Alguns não entendem, uns questionam que foi feito um acordo, mas não foi feito nenhum acordo eleitoreiro. Nós não temos raiva, nem ódio, criticamos quando temos que criticar, cobramos, mas no momento que temos que nos unir, sentamos à mesa. É por isso que a Ministra Nísia está aqui hoje, que o governo do presidente Lula, que não foi o mais votado em Ponta Grossa e Ponta Grossa está sendo uma das cidades mais contempladas no Estado do Paraná, porque ele tem responsabilidade nos programas e ações seguindo critérios técnicos e atendendo quem mais precisa”, declara.
Aliel ainda enfatizou que a conquista dos novos 30 profissionais para o município é uma vitória para a Saúde. “É motivo para mim de muita honra, de muita alegria, e motivo de satisfação, de ver que o nosso trabalho e as nossas posições começam a dar resultado para lá na ponta as coisas acontecerem e o nosso objetivo, de quem entra na política para atender o povo, de fato melhore a vida das pessoas. Não faz sentido fazer política, ou cada um de nós estarmos aqui hoje se o objetivo final não for melhorar e devolver o que é de direito das pessoas”, declara.
Fortalecimento da Saúde
A Prefeita Elizabeth Schmidt agradeceu a primeira visita de Nísia à Ponta Grossa, em exercício no cargo. “Com apoio do governo do Estado, através da Secretaria de Saúde e da UEPG, Ponta Grossa já está enfrentando a demanda por serviço de saúde em toda a sua abrangência diretamente voltada ao SUS. Por isso agradeço muito e sinceramente pelo apoio obtido junto ao deputado Aliel Machado, uma conquista expressiva, um número de profissionais da Medicina através do ‘Mais Médicos'”, diz. “Estamos fortalecendo a nossa cidade comos médicos nas nossas unidades. O secretário Beto Preto é incansável, fez uma gestão forte e revigorante para um setor tão delicado como esse, junto com o reitor Miguel e toda a sua equipe. […] O maior exemplo dessa ação é a transformação do antigo prédio hospitalar e ambulatório Amadeu Puppi e futuramente com apoio da Ministra, em Hospital Dia”, completa a prefeita.
O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, também pontuou a importância de priorizar a atenção primária nos municípios, através da contratação de médicos e fortalecimento do sistema de saúde. “Só se faz atenção primária em Saúde, olhando para o nosso cidadão mais vulnerável, aquele que às vezes não tem como acessar um serviço que não seja única e exclusivamente do SUS, às vezes não tem, sequer, um calçado fechado para ir ao Posto de Saúde, é para este cidadão que nós temos que olhar com mais cuidado”, diz. Ele ainda completa. “O Programa ‘Mais Médicos’ no Paraná tem 100% de apoio da secretaria de Estado de Saúde. Amanhã nós teremos uma reunião de sensibilização com todos os prefeitos do Paraná e secretários municipais de Saúde, vamos sensibilizá-los para aumentar de 250, queremos passar de 500 médicos no Programa Mais Médicos na modalidade da co-participação. E isso vai acontecer”, diz.
Confira na íntegra: