Quarta-feira, 21 de Maio de 2025

Secretário Municipal de Infraestrutura e Planejamento destaca que o aumento do número de radares é para salvar vidas em PG

2023-08-01 às 15:34

O Secretário Municipal de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique de Souza Honesko, comentou sobre o aumento do número de radares e lombadas na cidade, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta terça-feira (1º).

Aumento do número de radares

Basta andar nas ruas de Ponta Grossa para observar que a cidade vem tendo um aumento no número de radares e lombadas, nessas últimas semanas. O secretário destaca que existe um estudo técnico para a colocação dos radares. “Hoje tem 44 radares em funcionamento na cidade e mais 14 em aferição, e todos são instalados com estudo técnico. Estes estudos estão publicados na transparência do Município”, ressalta.

Ele também comenta que existem muitas perguntas relacionadas ao trecho da Av. Carlos Cavalcanti, que possui uma alternância de velocidade na via. “O trecho todo da via é de 50km/h e tem um radar de 40km/h em frente ao 13 BIB. O que acontece é que a gente tem uma área de segurança naquele local, com uma escola, e temos que respeitar o que a legislação diz”, afirma.

Remoção de lombadas no centro e colocação nos bairros

Em alguns locais da cidade é possível identificar que existe lombada, além de um radar, e o secretário destaca que está em processo de substituição. “Se o radar estiver em cima da lombada é porque ela está sendo substituída, nós vamos tirá-la”, aponta.

Em contrapartida às lombadas que estão sendo removidas das principais vias e substituídas por radares, em alguns bairros está ocorrendo um aumento de lombadas. “Isso ocorre por conta de não ser uma via estruturante. Ponta Grossa, hoje, possui em torno de 450 lombadas e 150 travessias elevadas e é algo cultural da cidade, quando a gente vai inaugurar asfalto nos bairros e o povo sai de casa pedindo lombada”, assegura Luiz. “Porém temos buscado fazer um estudo técnico para ver se é necessária a colocação de lombada em determinadas vias”, complementa.

Objetivo dos novos radares

Muitas pessoas estão sendo multadas na cidade por esses novos radares e Luiz destaca que até ele já foi multado também, porém o objetivo da Secretaria é de reduzir o número de acidentes na cidade. “A nossa visão, enquanto Secretaria de Planejamento, é zerar o número de mortes ou lesões graves causadas por acidentes. O radar é uma solução que tecnicamente é plausível”, pondera.

O objetivo da Secretaria é de totalizar 58 radares na cidade. “O valor que é arrecadado, através das multas, vai para o Fundo Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança [FUNTRAN] e só pode ser utilizado em ações que envolvam o trânsito. Essa recapagem, que estamos presenciando nas ruas da cidade, é através do FUNTRAN”, explica.

Confira a entrevista completa: