Três estudantes de Ponta Grossa tiveram seus trabalhos selecionados na edição de 2023 do Prêmio MPT na Escola. O reconhecimento oferecido pelo Ministério Público do Trabalho objetiva levar a temática do trabalho infantil para a sociedade por intermédio da comunidade escolar e fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção. Dividido em quatro categorias (conto, desenho, música e poesia) e dois grupos (trabalho infantil e reciclagem, e aprendizagem profissional), o prêmio em sua edição atual tem 281 trabalhos de estudantes de escolas municipais e estaduais de 106 municípios paranaenses – número recorde, de acordo com o MPT. Confira aqui as inscrições do grupo 1 e aqui as do grupo 2.
Conforme o MPT, os trabalhos selecionados em Ponta Grossa foram os seguintes:
Conto: Diga não ao trabalho infantil
Autoria: Rafaella Mayara de Seixas Bueno – 4º ano
Escola Municipal Dércia do Carmo Noviski
Desenho: Trabalho infantil é crime!
Autoria: Isabelle Diogo – 5º ano
Escola Municipal Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães
Poesia: Diga não ao trabalho infantil
Autoria: Emilly Tauane Alves Andrade
Escola Municipal Dr. Carlos Ribeiro de Macedo – 4º ano
Neste ano, além das escolas municipais – com turmas de 4º e 5º anos abordando os temas trabalho infantil e reciclagem – também participaram as escolas estaduais – com alunas e alunos de 6º e 7º anos discutindo sobre aprendizagem profissional. Em 2024, participarão ainda escolas estaduais, com turmas de 8º e 9º anos, abordando o tema saúde e segurança nas escolas.
As atividades no MPT na Escola no Paraná começaram em fevereiro, com uma capacitação realizada pela procuradora-chefe e coordenadora regional da Coordinfância, Margaret Matos de Carvalho. Participaram representantes das secretarias municipais e da Secretaria Estadual de Educação.
Até o dia 8 de setembro serão informados os três classificados, em cada categoria e em cada grupo, por ordem alfabética. O resultado final da etapa paranaense do Prêmio MPT na Escola 2023, com as devidas colocações, será revelado em uma cerimônia virtual no dia 28 de setembro, às 13h30.
com informações do MPT-PR