Domingo, 18 de Maio de 2025

Ponto de Vista: “Onde o empresário respeita o trabalhador, a empresa tem muito mais retorno”, declara presidente do Conselho Nacional do SESI, Vagner Freitas

2023-08-12 às 08:00
Foto: Divulgação

Com exclusividade, o programa Ponto de Vista, apresentado por João Barbiero na Rede T de rádios do Paraná, na manhã deste sábado (4), entrevistou o presidente do Conselho Nacional do SESI, Vagner Freitas. Desde março de 2023, Vagner está à frente do órgão que regula o Serviço Social da Indústria (SESI).

Com uma vasta experiência na área sindicalista, Freitas começou a trabalhar desde cedo e teve o primeiro registro em carteira como bancário. Passou pelo sindicato, federação e confederação da categoria e fundou a CONFRAF/CUT em 2006, onde exerceu os cargos de secretário e presidente.

“O sindicalismo é uma história extraordinária, o presidente Lula é sindicalista. Minha base é o Sindicato dos Bancários de São Paulo, lá foi onde aprendi o que eu sou hoje, me formou, e ali você aprende a ter diálogo, porque obrigatoriamente o sindicalista conversa com o contraditório, negocia com o patrão. […] Estou habituado a construir consensos, a partir de uma discussão democrática. Isso foi o que o sindicato me ensinou, você precisa ser visto, para ser visto precisa se mostrar, compentemente, e disso extrair um bom acordo. É sempre melhor um bom acordo do que uma briga que não leve a nada, acho que é por isso que as pessoas me veem com essa capacidade de falar com todo mundo”, reflete.

Relação entre trabalho e qualidade de vida

O presidente do Conselho Nacional do SESI destaca a importância do trabalho digno para a qualidade de vida dos trabalhadores e para a produtividade das indústrias e empresas. Ele reflete que quando o funcionário é “bem tratado, ele também rende e produz muito mais, fica menos doente. Isso pra mim é política de empresa, é gestão. Não é bondade e sim investimento em uma mão de obra para que ela fique qualificada, porque ela te dá mais retorno e dando mais retorno, você vai produzir mais, faz lucrar mais”, diz.

“O Brasil carece de mais empregos decentes, que te respeitem. Onde o empresário respeita o trabalhador, a empresa tem muito mais retorno, muito mais lucro“, acrescenta.

Atuação do SESI na sociedade

Vagner Freitas pontua que o SESI é reconhecido pelo consagrado trabalho em políticas de educação e possui mais de 200 escolas em todo o país, além de zelar pela saúde do trabalhador. Porém, o presidente declara que o órgão precisa ampliar o acesso da população aos serviços oferecidos por ele. “O SESI é muito reconhecido, as pessoas querem que o seu filho estude em uma escola do SESI, as pessoas querem que seu filho tenha acesso à prestação de serviço em saúde que tem o SESI. Isso tudo é bem feito, mas para pouca gente. Acho que temos que expandir esse papel que o SESI tem, o serviço extraordinário que ele faz, para mais gente da comunidade. O que eu tenho discutido, eu quero convencer os meus companheiros para gente expandir esse papel do SESI para mais gente da comunidade, em parceria com a escola pública, poder público, abranger mais gente com esse nível tão grande que tem as escolas do SESI e o trabalho que o SESI tem em saúde”, diz.

Além disso, o SESI também pretende integrar-se ainda mais à comunidade em programas como capacitação de professores da rede pública, projeto que já é desenvolvido em alguns departamentos, mas que deve ser expandido ao país todo. “O SESI trabalha muito com a questão de tecnologia, o Brasil precisa ter uma indústria muito mais desenvolvida, mas uma indústria de primeiro mundo, e não só produtora de matéria-prima, de inteligência, de tecnologia. O SESI já faz isso, mas queremos expandir para mais gente, queremos popularizar o SESI e o Sistema S”, completa Vagner Freitas.

Ponto de Vista

Apresentado por João Barbiero, o programa Ponto de Vista vai ao ar semanalmente, aos sábados, das 7h às 8h, pela Rede T de Rádios do Paraná.

A Rádio T pode ser ouvida em todo o território nacional através do site ou nas regiões abaixo através das respectivas frequências FM: T Curitiba 104,9MHz;  T Maringá 93,9MHz; T Ponta Grossa  99,9MHz; T Cascavel 93,1MHz; T Foz do Iguaçu 88,1MHz; T Guarapuava 100,9MHz; T Campo Mourão 98,5MHz; T Paranavaí 99,1MHz; T Telêmaco Borba 104,7MHz; T Irati 107,9MHz; T Jacarezinho 96,5MHz; T Imbituva 95,3MHz; T Ubiratã 88,9MHz; T Andirá 97,5MHz; T Santo Antônio do Sudoeste 91.5MHz; T Wenceslau Braz 95,7MHz; T Capanema 90,1MHz; T Faxinal 107,7MHz; T Cantagalo 88,9MHz; T Mamborê 107,5MHz; T Paranacity 88,3MHz; T Brasilândia do Sul 105,3MHz; T Ibaiti 91,1MHz; T Palotina 97,7MHz; T Dois Vizinhos 89,3MHz e também na T Londrina 97,7MHz.

Confira a entrevista completa: