A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta terça-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que a taxa de desemprego no Paraná chegou a 4,9% no segundo trimestre de 2023. O valor fez com que o estado registrasse o quarto menor índice entre as unidades federativas. O número também é o menor desde o quarto trimestre de 2014.
Para a deputada federal Gleisi Hoffmann, os resultados refletem diretamente a eficácia do governo federal. “A exemplo do Paraná, a política econômica do Governo Lula repercute em bons resultados pelo Brasil todo”, afirma a parlamentar. Entre as medidas aplicadas pela nova gestão destaca-se o Novo PAC. Durante a cerimônia de anúncio do programa, Lula apontou que os investimentos mobilizam 4 milhões de empregos 2,5 milhões diretos e 1,5 milhão indiretos. Em ocasiões anteriores, Gleisi já havia destacado que a edição de 2023 do PAC era “o maior programa de investimentos públicos do Brasil” e que os investimentos em saúde confirmavam a vocação do governo federal em cuidar da população.
No Paraná, o programa vai investir R$ 107,2 bilhões em obras e serviços para melhorar a vida da população paranaense, especialmente em obras de infraestrutura, como a construção do Contorno Leste de Guaíra – BR 163, a Construção da BR 487 (Boiadeira – Serra dos Dourados – Cruzeiro do Oeste), moradias do Minha Casa, Minha Vida e concessão de seis lotes de rodovias.