Quinta-feira, 22 de Maio de 2025

“Quando eu tenho fraturas emocionais não cicatrizadas, elas sangrarão em quem não as provocou”, aponta Fábio Sato

2023-08-16 às 16:12

O master coach, Fábio Sato, abordou desenvolvimento humano e profissional, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quarta-feira (16).

Equilíbrio das finanças e conhecimentos emocionais

Para Fábio, o equilíbrio das finanças está diretamente relacionado ao comportamento dentro de casa e equilíbrio emocional que você possui. “Muito possivelmente, a pessoa que está desequilibrada financeiramente também está emocionalmente. Quando ela vai comprar acaba gastando demais ou menos do que deveria, por conta desse desequilíbrio”, pondera.

Ele também destaca que os fatores emocionais podem influenciar neste processo. “Existem os fatores cognitivos racionais e os emocionais, e esses sentidos podem fazer com que a gente se prejudique”, afirma. “Muitas vezes o indivíduo acredita estar muito bem profissionalmente, porém não está bem com o seu filho. Ele acha que o sucesso só está atrelado ao financeiro, então não temos um manual e por vezes pecamos nos conhecimentos emocionais”, acrescenta.

O master coach também ressalta que a vida das pessoas não necessita de um equilíbrio somente em um ponto, mas sim de uma constância em todos os outros. “A ideia é que da forma como eu faço uma coisa, eu faço todas as outras. Por exemplo, se eu chego atrasado a um compromisso significa que eu também chego atrasado ao meu trabalho”, assegura.

Ponto de recomeço

Fábio destaca que não existe uma fórmula para corrigir estes erros, porém é necessário um ‘ponto de recomeço’. “Se nós tivéssemos manuais de como interagir seria muito mais fácil, igual uma televisão, por exemplo, que a gente compra e vem com o manual, porém na maioria das vezes não lemos e já ligamos ela”, explica. “Às vezes fazemos isso com a nossa vida, da mesma maneira, e a busca para dar um ‘stop’ neste processo deve ser através de alguém, que já passou por aquilo e obteve um resultado desta forma, ou que possui o conhecimento científico daquilo”, complementa.

Fraturas emocionais

Ele também comenta que cada pessoa possui as suas particularidades e precisam superar as suas ‘fraturas emocionais’. “Elas acontecem gravadas na pessoa da mesma forma que se adiciona um programa ao celular, porém de uma maneira inconsciente”, afirma. “Nós não trazemos à tona essas fraturas emocionais e acabamos as trazendo para a nossa vida profissional, por exemplo. Muitas vezes, eu reajo diante uma situação com sentimento ruim e nada mais é do que uma repetição daquilo que já foi gravado em mim”, pondera.

O master coach aponta que muitas vezes uma ação, que não gostaríamos de tomar em relação ao próximo, pode ser fruto de uma fratura emocional que ainda não foi superada. “Quando eu tenho fraturas emocionais não cicatrizadas, elas sangrarão em quem não as provocou”, afirma.

Cicatrização dessas fraturas

Fábio pondera que é necessária a cicatrização dessas feridas, para que a pessoa consiga atingir o desenvolvimento pessoal e profissional de uma forma equilibrada. “Existem ferramentas, que dentro de um processo de coaching, esse ponto de fratura é localizado e cauterizamos essas cicatrizes, através de técnicas”, finaliza.

Confira a entrevista completa: