Quinta-feira, 15 de Maio de 2025

Lançamento do programa “Itaipu Mais que Energia” realizado nessa sexta reuniu lideranças de todo o estado em Foz do Iguaçu

2023-08-18 às 17:41
Foto: Gabriel Souza

O lançamento do programa “Itaipu Mais que Energia”, realizado nesta sexta-feira (18), em Foz do Iguaçu, reuniu a deputada federal e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, e o deputado estadual, Arilson Chiorato. Durante a cerimônia, a diretoria da instituição assinou a Ordem de Serviço com a Caixa Econômica Federal para estabelecer um convênio que tornará mais simples e transparente o repasse dos investimentos para as prefeituras e instituições. O encontro contou ainda com a presença do vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Marcelo Bomfim, e do diretor-geral paraguaio, Justo Aricio Zacarias, além de autoridades federais e estaduais.

Para Gleisi, “o grande objetivo deste programa é que a Caixa desburocratize as operações para que sejam feitas as aplicações de dinheiro o mais rápido possível”.

Em seu discurso, Verri destacou as forças do projeto e sua relevância para o futuro: “Está muito bem montado tecnicamente, politicamente, em um conceito de política pública, de inclusão social, de transformação social através de uma visão que o mundo nos cobra: o meio ambiente. Não esqueçam que o planeta é a nossa casa. Nós vamos fazer desse planeta melhor ou pior dependendo de cada um, e a ‘Itaipu Mais que Energia’ está aqui para isso, para ajudar nesse projeto de construção. Os senhores e senhoras que foram eleitos pelo povo têm grande responsabilidade. Contem com a Itaipu, contem conosco”.

Segundo Chiorato, “a Itaipu se tornou um órgão do governo que, mais do que nunca, se tornou municipalista”.

Itaipu Mais que Energia

O programa está alinhado com a missão, visão e objetivos estratégicos da Binacional, especialmente os objetivos estratégicos 3, 6 e 7, que tratam do desenvolvimento territorial sustentável e da segurança hídrica, incluindo a pesquisa e a inovação em áreas de interesse como o turismo e as energias renováveis.

No total, o projeto irá beneficiar 434 municípios (todos os 399 do Paraná mais 35 do Mato Grosso do Sul) com ações socioambientais da Itaipu na educação ambiental, desenvolvimento rural sustentável e gestão por bacias hidrográficas.