Quinta-feira, 15 de Maio de 2025

Professor da UEPG é demitido por assédio sexual contra aluna

2023-08-21 às 10:27
Foto: Arnaldo Alves/AEN/Arquivo

O professor Luciano Ribeiro Bueno, que atuava no departamento de Economia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, foi demitido após enviar mensagens de cunho sexual para uma aluna. O caso de assédio sexual ocorreu em julho de 2022, porém a demissão foi efetivada e publicada no Diário Oficial do Estado somente em 9 de agosto.

O professor teria enviado mensagens de texto e áudios para a aluna por meio do aplicativo WhatsApp. Nas mensagens de texto obtidas pelo g1 Paraná, o professor inicia o contato com a estudante afirmando que ela teria tirado nota baixa na disciplina ministrada por ele, e ofereceu a possibilidade da aluna refazer um trabalho.

Algumas horas depois o professor retoma a conversa. Após insistir para que a aluna responda se ela gostaria de receber as questões do trabalho, ele diz: “Você sempre olha nos meus olhos. Olha o status. Vai gostar. Vai querer a chance? Deixa prof de r**a dura. Vamos sair? O que quer? Vamos marcar?”. Em seguida ela pede para que o professor confirme sua identidade por meio de áudio. Ele confirma e em uma sequência de áudios convida a aluna a ter relações com ele e sugere novamente que ela olhe o status dele no WhatsApp. No status, o homem exibia o pênis.

A aluna responde: “Por um acaso em algum momento eu dei liberdade pro senhor me mandar esse tipo de vídeo, e me fazer esse tipo de proposta?”. Após esta mensagem, o professor pede desculpas e a aluna bloqueou o contato dele.

Ao g1, a defesa afirma que o caso aconteceu em um momento em que o professor passava por problemas psicológicos, como “transtorno depressivo grave e Síndrome de Burnout”, que levaram ele a “interpretar equivocadamente as mensagens trocadas com sua aluna fora do ambiente de sala de aula”. A defesa de Luciano ainda disse que não houve provas que o professor agiu “no sentido de se valer de seu cargo para ofender a aluna em questão”.

A reportagem do D’Ponta News entrou em contato com a UEPG. Em nota, a instituição informa que, a partir de denúncia, foi instaurado Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o professor Luciano Ribeiro Bueno.

“Uma comissão composta por professores efetivos da UEPG realizou a apuração, de acordo com a Lei Estadual nº 20.656/2021. O professor foi afastado pelo departamento de lotação, a partir de 08 de agosto de 2022, ato que foi ratificado pela comissão.

O processo tramitou regularmente, com decisão de demissão. Após recursos, a conclusão foi encaminhada ao Governo do Estado, que procedeu a exoneração, publicada no dia 09 de agosto de 2023 em Diário Oficial. Para a comunicação entre alunos e professores extra sala de aula, estão disponíveis dispositivos como e-mail institucional; ferramentas em plataformas online da educação a distância, como fóruns e chats, e Google Workspace.

Desde 2019, a UEPG intensificou as ações para evitar que casos similares ocorram. Com a criação da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), entre outras atividades, mantém ativa a campanha “UEPG está de olho”, iniciativa que atua contra todas as formas de assédio e discriminação na instituição. A Prae recebe denúncias pelo (42) 3220 3237 (whatsapp) e [email protected], diz a nota da UEPG.

Atualizada às 13h15 de 21/08/2023.