Quinta-feira, 15 de Maio de 2025

Dra. Lie Hirata ressalta a importância da realização dos exames de endoscopia e colonoscopia

2023-08-24 às 14:45

A médica endoscopista, Dra. Lie Mara Hirata, abordou a importância da endoscopia e colonoscopia no diagnóstico de doenças, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta-feira (24).

Endoscopia

A endoscopia é um exame que analisa a mucosa do esôfago, estômago e duodeno com a finalidade de identificar doenças, como gastrite, tumores, sangramentos, hérnia de hiato, esofagite e afins.

“Todo paciente acima de 40 anos precisa realizar a endoscopia como uma forma de prevenção. Se o paciente tiver idade inferior a essa, porém possuir outros sintomas, é recomendado que o exame seja realizado antes”, ressalta a endoscopista. “Se o paciente possuir dor epigástrica, sangramento, emagrecimento, anemia, fezes enegrecidas com suspeita de sangramento ou situações genéticas, em que a família inteira tem histórico de câncer gástrico, nós antecipamos esse exame”, acrescenta.

A Dra. Lie destaca que além de eventuais problemas no estômago, a endoscopia também analisa outros aspectos. “Ela se trata de um tubo flexível que introduzimos na boca e conseguimos enxergar o esôfago, estômago e parte do duodeno, que é a primeira porção do intestino. Então detectamos alterações esofágicas, gástricas e também duodenais”, afirma. “Um exemplo é a doença celíaca, que fazemos o diagnóstico também através da endoscopia”, complementa.

Para os pacientes que possuem azia, a endoscopia pode apresentar alguns sinais como o excesso de refluxo, segundo a especialista. “Refluxo gastroesofágico é algo que todas as pessoas têm. O retorno do conteúdo gástrico para o esôfago é fisiológico”, explica. “Quando o paciente possui esse retorno em excesso e isso se exalta acaba machucando a mucosa esofágica, que não está preparada para receber esse ácido. Então o paciente possuirá alguns sintomas, em que um deles pode ser a azia”, pondera.

A endoscopista destaca que alguns vícios podem ser prejudiciais ao estômago dos pacientes. “O tabagismo, etilismo, a alimentação ruim e maus hábitos são prejudiciais ao estômago e às células de uma forma geral”, assegura.

Colonoscopia

A colonoscopia é um exame que visualiza o intestino grosso até chegar ao delgado. Ela é indicada para as pessoas que possuem dores abdominais, intestino preso, diarreia e para casos de sangramento nas fezes.

“Hoje, as sociedades preconizam que a partir de 45 anos todas as pessoas precisam realizar esse exame como uma forma de prevenção. Em alguns casos essa idade deve ser antecipada, dependendo do histórico pessoal e familiar de cada paciente”, explica a Dra. Lie.

Serviço

Você pode conferir os conteúdos da Dra. Lie Mara Hirata no instagram.

Confira a entrevista completa: