Nesta quinta-feira (24), a deputada federal e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, participou de duas reuniões para tratar do trânsito fronteiriço entre brasileiros e estrangeiros na cidade de Foz do Iguaçu. O primeiro encontro foi realizado com a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha, enquanto que o segundo foi com o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
“Discutimos o aumento de efetivo para atendimento nas Pontes Internacionais da Amizade (Brasil-Paraguai) e Fraternidade (Brasil-Argentina), para que nos períodos de alta demanda seja possível oferecer o melhor atendimento aos turistas e diminuir as filas no momento de cruzar as fronteiras”, afirma Gleisi.
Ainda conforme a parlamentar, foi pautada com o Itamaraty a mediação com o governo argentino a fim de acelerar o tempo de controle migratório na aduana do país vizinho, bem como informações dos trâmites de concessão de vistos para americanos, australianos e canadenses, que retomam a obrigatoriedade para entrar no Brasil a partir de outubro.
Para a deputada, as ações, visam melhorar o fluxo turístico na região. “Seguimos buscando mais recursos para que a experiência do turista seja cada vez melhor, e o Destino Iguaçu continue como uma das maiores portas de entrada de turistas estrangeiros no Brasil”, pontua.
Participaram do encontro o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, o secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Andre Alliana, e representantes da Itaipu Binacional, do Parque Tecnológico Itaipu, do Sindicato de Guia de Turismo de Foz do Iguaçu e Costa Oeste, e do Destino Iguaçu.