Domingo, 18 de Maio de 2025

Alunos do Senai Paraná disputam seletivas da WorldSkills

2023-09-08 às 13:30
Foto: Gelson Bampi

Vinte e três estudantes do Senai Paraná participam, entre os dias 18 de setembro e 27 de outubro, das seletivas nacionais da principal competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills.

Marcada para 10 a 15 de setembro de 2024 em Lyon, na França, a 47ª edição do mundial deve reunir cerca de 1.500 competidores de 65 países.

O Brasil figura entre os cinco melhores do mundo desde 2007, tendo conquistado o 3º lugar geral na última edição de 2019 em Kazan, na Rússia.

O Paraná terá estudantes competindo em 21 das 33 ocupações para as quais o Senai realiza seletivas. Os jovens, com idades entre 17 e 23 anos, são alunos das unidades Senai em Curitiba, Maringá, Londrina, União da Vitória e Ponta Grossa. Eles vão competir com outros 250 alunos de outras unidades do Senai pelo país.

“Essa é uma grande oportunidade para mostrarmos o talento e a excelência dos nossos jovens profissionais, promovendo a educação técnica de qualidade e inspirando outros a seguir carreiras técnicas”, diz Marcos Pires, delegado técnico da equipe paranaense para a WorldSkills. “Com a WorldSkills o Senai torna-se uma vitrine nacional para o desenvolvimento de habilidades e preparação da próxima geração de profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho”, acrescenta.

Do total de 33 provas da WorldSkills no Brasil, 12 serão 100% on-line e 21 serão presenciais, em unidades do Senai de cinco estados: Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

As provas descritas como híbridas terão tarefas on-line para os competidores cumprirem na semana anterior das provas presenciais. Vale lembrar que algumas ocupações são em grupo, outras individuais. As provas devem mobilizar 252 avaliadores.

Em outubro, Paraná será sede para três ocupações

Entre os dias 23 e 27 de outubro, a unidade CIC do Senai Paraná, em Curitiba, torna-se sede da competição para as modalidades #59 – Tecnologia em Design Industrial; #57 – Manufatura aditiva; e #04 – Mecatrônica.

Para todas elas o Paraná tem um aluno do Senai competindo pelo título de melhor profissional de nível técnico do Brasil, garantindo vaga para representar o país no mundial de 2024 em Lyon, na França.

As provas serão abertas à visitação do público em geral, possibilitando aos visitantes acompanharem de perto o desempenho dos competidores, além de conhecerem os critérios utilizados nas avaliações.

Novas ocupações projetam futuro do trabalho

Com o objetivo de desafiar os estudantes a reproduzirem com excelência tarefas complexas das profissões técnicas, a WorldSkills evolui junto com as tecnologias que estão transformando o mercado de trabalho. Assim, novas ocupações começam a ser disputadas no mundial.

Kazan, que sediou a última edição, de 2019, teve 56 ocupações. Para Lyon, serão 60. As novidades são: Manufatura Aditiva, Construção Digital, Tecnologia em Design Industrial, Indústria 4.0, Integração de Sistemas Robóticos, Desenvolvimento de aplicativos móveis, Tecnologia Optoeletrônica, Tecnologia de veículos ferroviários e Energias renováveis.

da Agência FIEP