Segunda-feira, 19 de Maio de 2025

Ponto de Vista: Sandro Alex nega ter aberto mão de mandato parlamentar para assumir pasta da Infraestrutura

2023-09-16 às 13:25

Em bate-papo exclusivo durante o Ponto de Vista, programa de João Barbiero, excepcionalmente apresentado por Márcio Martins, na Rede T de rádios do Paraná, na manhã deste sábado (16), o deputado federal Sandro Alex (PSD-PR) negou abrir mão do mandato parlamentar ao assumir a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística. Ele já havia se licenciado da Câmara dos Deputados entre janeiro de 2019 e abril de 2022 para a mesma função.

Eleito para o quarto mandato consecutivo, com 168.157 votos, tendo o sido o quinto mais votado em 2022, nega que seus eleitores tenham “perdido o voto” por ele ter se licenciado do cargo para assumir a Secretaria. “Eles passam a ter um superdeputado, porque qualquer deputado-secretário continua sendo deputado, tanto que sou chamado de ‘secretário de Infraestrutura, deputado Sandro Alex’ e tenho voz ativa no Congresso, porque, como secretário, você passa a atuar e nós atuamos no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]. Quando defendemos algumas obras no PAC, também foi como deputado”, diz.

Conforme Sandro Alex, a oportunidade de liderar uma pasta tão importante como a da Infraestrutura, “que projeta o Estado para os próximos 30 anos”, é fundamental. “Nem se compara ao orçamento e às condições que você tem em poder realizar. Acompanho o Congresso Nacional e participo da votação do Orçamento ativamente. Não só eu, como os demais parlamentares que são secretários, para discutir, inclusive, os recursos que o Paraná tem por direito. Não abro mão dos recursos, eles não são meus, eles são dos meus eleitores”, afirma.

O deputado afirma que continua atendendo às cidades em que os eleitores votaram nele e, em todas as votações na Câmara, acompanha o posicionamento de seu suplente, Stephanes Jr. (PSD-PR). “Não tenha dúvida de que a cada posicionamento de votação e o acompanhamento de matérias que são estratégicas, passo a discuti-las com a bancada, com a liderança e com meu partido”, frisa.

O parlamentar afirma que, hoje, seu objetivo é cumprir as missões de sua pasta: entregar um modelo de concessões moderno; fazer com que o Porto de Paranaguá seja o mais eficiente do Brasil; entregar a Ponte de Guaratuba e colocar em ação segurança viária, com ampliação de capacidade do Estado como um todo. “A partir do momento que eu concluir essa missão, estarei no Congresso Nacional debatendo, discutindo. Acho que, nesse primeiro ano, ainda é um ano de ajustes no governo. Ou seja, é muito mais lucrativo eu estar discutindo no Estado, as concessões, os aeroportos, a malha ferroviária, o Porto de Paranaguá e todos os modais. Em breve, estou de volta ao Congresso. Tenho a responsabilidade de ser um legislador sempre agindo de forma coerente no Congresso. Estou à disposição e voltarei muito em breve”, pondera.

Além de Sandro Alex, o alto escalão paranaense conta com os deputados federais Beto Preto (PSD-PR), na Saúde; Leandre Dal Ponte (PSD-PR), na Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e Ricardo Barros (PP-PR), na pasta da Indústria, Comércio e Serviços. As vagas do PSD foram ocupadas pelos suplentes Rodrigo Estacho, Stephanes Jr. e Luciano Alves. Marco Brasil (PP-PR) assumiu a vaga de Barros.

Deputados estaduais também se licenciaram da Assembleia Legislativa (ALEP) para assumirem Secretarias. É o caso de Marcelo Rangel (PSD), irmão de Sandro, que responde pela pasta de Inovação, Modernização e Transformação Digital; Márcio Nunes (PSD), na pasta do Turismo e Mauro Moraes (União Brasil), na de Trabalho, Qualificação e Renda. Respectivamente, assumiram como suplentes na ALEP: Pedro Paulo Bazana (PSD), Wilmar Reichembach (PSD) e Nelson Justus (União Brasil).

Ponto de Vista

Apresentado por João Barbiero, o programa Ponto de Vista vai ao ar semanalmente, aos sábados, das 7h às 8h, pela Rede T de Rádios do Paraná.

A Rádio T pode ser ouvida em todo o território nacional através do site ou nas regiões abaixo através das respectivas frequências FM: T Curitiba 104,9MHz;  T Maringá 93,9MHz; T Ponta Grossa  99,9MHz; T Cascavel 93,1MHz; T Foz do Iguaçu 88,1MHz; T Guarapuava 100,9MHz; T Campo Mourão 98,5MHz; T Paranavaí 99,1MHz; T Telêmaco Borba 104,7MHz; T Irati 107,9MHz; T Jacarezinho 96,5MHz; T Imbituva 95,3MHz; T Ubiratã 88,9MHz; T Andirá 97,5MHz; T Santo Antônio do Sudoeste 91.5MHz; T Wenceslau Braz 95,7MHz; T Capanema 90,1MHz; T Faxinal 107,7MHz; T Cantagalo 88,9MHz; T Mamborê 107,5MHz; T Paranacity 88,3MHz; T Brasilândia do Sul 105,3MHz; T Ibaiti 91,1MHz; T Palotina 97,7MHz; T Dois Vizinhos 89,3MHz e também na T Londrina 97,7MHz.

Confira a entrevista na íntegra: