Segunda-feira, 19 de Maio de 2025

Deputada Gleisi Hoffmann repudia caso de estudantes de medicina que simularam masturbação durante jogo de vôlei feminino; “Que médicos serão esse tipo de gente?”

2023-09-18 às 16:36

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra alunos do curso de medicina da Universidade Santo Amaro (Unisa) simulando masturbação durante um jogo de vôlei feminino em um campeonato universitário. As imagens foram gravadas em abril, no torneio Calo 2023, em São Carlos, São Paulo, mas ganharam notoriedade neste domingo (17).

Em suas redes sociais, a deputada federal e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, condenou veementemente a ação dos acadêmicos. “É a expressão máxima do machismo e misoginia, misturados com ignorância. Que médicos serão esse tipo de gente?”, questionou, afirmando se tratar de uma “cena deprimente”.

Em nota, a Universidade São Camilo confirma que o episódio aconteceu em abril e que o caso pode ser enquadrado como atentado ao pudor, crime de notificação individual, mas que nenhuma estudante registrou a ocorrência. Já a União Nacional dos Estudantes considerou as cenas como “absurdas” e reforçou que os estudantes precisam responsabilizados. O Ministério das Mulheres, por sua vez, divulgou a seguinte nota:

“Romper séculos de uma cultura misógina é uma tarefa constante que exige um olhar atento para todos os tipos de violências de gênero. Atitudes como a dos alunos de Medicina, da Unisa, jamais podem ser normalizadas — elas devem ser combatidas com o rigor da lei. Em parceria com o @min_educacao, o Ministério das Mulheres reforça seu compromisso de enfrentar essas práticas que limitam ou impossibilitam a participação das estudantes como cidadãs. Vamos seguir trabalhando para que as universidades sejam espaços seguros, livres de violência”