Terça-feira, 20 de Maio de 2025

Maioria do STF vota para manter direitos políticos de Dilma Rousseff

2023-09-22 às 09:55

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para não suspender os direitos políticos da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) após o impeachment de 2016, na noite dessa quinta-feira (21). Até o momento, o placar da votação é de seis votos a favor da manutenção.

Votaram favoráveis à ação os ministros: Rosa Weber (relatora); Cármen Lúcia; Edson Fachin; Dias Toffoli; Cristiano Zanin; e Alexandre de Moraes.

Weber defendeu o arquivamento do caso sem análise do mérito, já que, de acordo com ela, as solicitações não cumpriram os requisitos processuais mínimos.

Moraes acompanhou Weber no voto, mas fez ressalvas em duas ações, entendendo que não existe legitimidade dos partidos que entraram com os processos contra Dilma solicitarem mandado de segurança coletivo.

A Corte começou a votação de três ações que contestam a manutenção dos direitos políticos da ex-presidente em 15 de setembro, em plenário virtual. Os ministros têm até a meia-noite desta sexta-feira (22) para depositarem os votos.

Mesmo com o impeachment, o Senado decidiu que os direitos políticos de Dilma seriam mantidos. Ela deixou a chefia do Executivo por 61 votos a 20, acusada dos crimes de responsabilidade, por editar três decretos de crédito suplementar sem autorização legislativa e atrasar o repasse de subvenções do Plano Safra ao Banco do Brasil.

leia a matéria completa no iG