Terça-feira, 20 de Maio de 2025

Farmacêutica aponta métodos para prevenir crises alérgicas durante a primavera

2023-09-22 às 14:59

A farmacêutica e gerente da Farmácia Fleming Avenida, Nataly Corrêa, comentou sobre a relação da primavera com os antialérgicos, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta sexta-feira (22).

Primavera e alergias respiratórias

Neste sábado (23) começa oficialmente a primavera, que é uma estação associada ao reflorestamento da flora terrestre. Para quem possui rinite ou alguma outra alergia, é um período que provoca algumas crises devido ao desabrochar das flores e liberação de uma grande quantidade de pólen no ar.

“Quem possui alguma alergia respiratória sofre durante o ano inteiro, porém a primavera vem com um agravante a mais. A presença do pólen, o tempo mais seco e a redução da umidade são fatores que influenciam nessas crises alérgicas”, destaca a farmacêutica.

Causa e como prevenir

Ela também destaca que existem métodos que as pessoas que possuem alguma alergia podem adotar para prevenir o agravamento da crise. “A pessoa que possui rinite já conhece vários antialérgicos e várias formas de se cuidar, porque a crise aparece cotidianamente quando ela tem contato com algo que tem uma hipersensibilidade”, afirma.

Nataly comenta que descobrir o que causa a alergia na pessoa é uma das tarefas mais difíceis. “Quando você tem uma alergia não necessariamente será restrita a um único produto. Ao longo da vida você também começa a desenvolver alergia a outras coisas”, explica. “É importante você observar no dia a dia e contar para o médico o que está te causando a alergia. Porém existem algumas ações que podem ser realizadas durante esta estação para amenizar o excesso de alergia”, complementa.

Ela cita uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta que a rinite atinge entre 30% e 40% da população mundial. “Os horários de maiores ventos acontecem no início da manhã e no final da tarde durante a primavera, e esses são os piores horários para você abrir a casa”, pontua. “Normalmente as pessoas acordam e abrem a casa para ventilar as peças, mas no caso de quem possui alergia é indicado aguardar um pouco. É indicado abrir na metade da manhã e deixar até a metade da tarde, para evitar que o vento traga o pólen e gere a crise”, pondera.

A farmacêutica também orienta essas pessoas a adotarem outros métodos para limpar a casa, que substituam a vassoura. “Não é indicado varrer a casa, mas utilizar um pano úmido ou aspirador, evitando que possa acontecer uma crise alérgica”, assegura.

Nataly pontua que a lavagem nasal é outro método importante durante para as pessoas alérgicas. “O uso de umidificador é muito indicado durante este período. Praticar lavagens nasais, com soro e os produtos de alto volume que a indústria está produzindo agora, também auxiliam essas pessoas”, finaliza.

Serviço

Você pode ficar por dentro das novidades e entrar em contato com a Rede de Farmácias Fleming, através do site e do instagram. O telefone para televendas é: 3901-5000.

Confira a entrevista completa: