A benzedeira Dona Apolonia Lesniak Mance, de 85 anos, recebeu alta hospitalar no último fim de semana. Ela estava internada no Hospital São Camilo para tratar de complicações de uma pneumonia.
Segundo a filha, Zita Terezinha Mance, Dona Apolonia apresentou melhoras no quadro de saúde e deve continuar o tratamento em casa. “Quero agradecer a todos que contribuíram com a campanha para as despesas do hospital. Com a graça de Deus ela já está em casa. […] Obrigado a todos de coração. Que Deus abençoe grandemente a cada um”, diz.
Na semana passada, a família chegou a fazer uma campanha para arrecadar recursos e custear as despesas com a internação particular da benzedeira. Clique aqui e relembre.
50 anos de dedicação ao benzimento
Dona Apolonia é conhecida em toda a região de Ponta Grossa pela atuação como benzedeira. Há mais de 50 anos ela se dedica aos trabalhos, conforme conta a filha Zita. “Eu acho que aqui na nossa cidade, não só aqui na região de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, a mãe é muito conhecida. Não tem quem não conheça ela e não conheça o trabalho dela. Então, muita gente gosta dela”, diz.
“Teve muitas crianças que chegaram aqui. Na minha época, quando ela morava aqui comigo, vinham crianças desenganadas do médico. E não só pelo benzimento, porque a minha mãe não faz só benzimento para criança de ‘bichas’, a minha mãe é uma pessoa que arruma o peitinho de criança, são crianças que acabam abrindo o peito, e se a pessoa não cuidar, a criança pode não sobreviver”, relembra Zita.
A filha ainda conta que, antes de ser internada, a benzedeira já havia deixado de realizar os benzimentos há cerca de 15 dias, por conta da saúde debilitada. “Ela não estava mais em condições mesmo, sabe? Ela não estava mais nem levantando sozinha, não estava comendo, ficou muito fraca, então já fazia mais ou menos uns 15 dias que ela não estava mais benzendo”, explica.
Família da benzedeira Dona Apolonia pede ajuda para custear despesas de internação hospitalar