A equipe masculina do Instituto Roberto Miranda (IRM) conquistou o terceiro lugar na série A do Campeonato Brasileiro de Goalball, consagrando-se com a melhor colocação já obtida por uma equipe paranaense na competição. O torneio aconteceu entre os dias 23 e 29 de setembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
O Campeonato Brasileiro de Goalball é a maior competição nacional da modalidade, reunindo as 12 melhores equipes masculinas e as dez melhores equipes femininas. É composto pela Série A e Série B havendo, também, etapas classificatórias regionais.
A equipe masculina londrinense, formada por seis atletas mais a comissão técnica, já estava credenciada para disputar a Série A da competição, por conta de resultados de anos anteriores. Desde o início deste ano, o IRM estava focado e trabalhando para alcançar resultados importantes, por meio de amistosos que auxiliaram no aprimoramento do jogo do time. Além disso, os londrinenses foram campeões da Copa Paraná de Goalball, em agosto – competição também vencida pela equipe feminina do Instituto Roberto Miranda.
Para conquistar a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro, o time participou de vários jogos durante o campeonato. Foram três partidas na primeira fase, sendo que os atletas fecharam essa etapa em primeiro lugar na classificação geral, com nove pontos.
Nas quartas de final, a equipe superou o time do Uniace (DF) pelo placar de 10×7. Já nas semifinais, os londrinenses jogaram contra o Sesi (SP), tendo sido derrotados por 7×2 pelo time paulistano. Na disputa pelo bronze, o IRM jogou contra o time Cetefe – Instituto Capital Brasil (DF), e alcançou a vitória por 6×4.
De acordo com o treinador da equipe, Márcio Rafael da Silva, o Campeonato Brasileiro é de suma importância, tendo em vista que o Brasil é um dos maiores expoentes do goalball mundial na atualidade.
“Foram jogos muito duros e pesados, mas a equipe conseguiu suportar bem e sagrar-se vitoriosa nas disputas”.
O treinador ainda destaca que o projeto conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), gerido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL). Segundo ele, esse apoio ajuda o instituto nas questões financeiras que envolvem, por exemplo, as viagens dos times para as competições.
Após a conquista do bronze, ainda há competições importantes para serem disputadas este ano, tanto para o feminino quanto para o masculino. Entre 23 e 28 de outubro, a equipe feminina do IRM disputará o Campeonato Brasileiro – Série B, tendo garantido sua vaga ao conquistar o vice-campeonato do torneio Regional Sul deste ano.
E, de 15 a 19 de novembro, ambas as equipes participarão dos Jogos Abertos Paradesportivos (PARAJAPS), que acontecerão em Foz Iguaçu.
da assessoria